Economia
Veja como consultar dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras

Veja como consultar dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras

Chamada de Sistema de Valores a Receber, a ferramenta passará a funcionar em um site específico para a consulta e resgate do dinheiro esquecido

Agência Brasil - segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022 - 08:37

Retomado nesta segunda-feira (14), o sistema do Banco Central que permite a consulta a valores esquecidos em bancos e outras instituições financeiras funciona em novo endereço. Chamada de Sistema de Valores a Receber, a ferramenta passará a funcionar no site valoresareceber.bcb.gov.br, em ambiente desvinculado do Sistema Registrato, que hospedou o serviço nos primeiros dias de funcionamento.  

Para evitar excesso de demanda, que derrubou o site do Banco Central na versão anterior do sistema, a consulta só poderá ser feita por quem tenha conta no Portal Gov.br, que fornece acesso a serviços públicos digitais.

COMO CONSULTAR O DINHEIRO ESQUECIDO EM BANCOS E INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS?

O cidadão fará uma consulta no site valoresareceber.bcb.gov.br. Para isso, basta digitar o número do CPF ou do CNPJ para verificar eventuais quantias esquecidas em bancos e demais tipos de instituições financeiras. Essa etapa dispensa o login do Portal Gov.br e pode ser feita a qualquer momento, a partir de hoje.

Em caso de constatação de valores a serem sacados, o SVR informa a data para o usuário entrar novamente no sistema. Nessa segunda etapa, será necessário digitar o login da conta Gov.br para verificar a quantia a receber e pedir a transferência do dinheiro.

COMO VOU RECEBER O VALOR ESQUECIDO NO BANCO CENTRAL?

Caberá ao cidadão escolher, no momento da consulta, a forma de transferência, que poderá ser feita por Pix. Se o usuário não indicar uma chave Pix, a instituição financeira escolhida poderá contatar o correntista para fazer a transferência.

DINHEIRO SERÁ DEVOLVIDO A PARTIR DE 7 DE MARÇO

O BC explicou que valores esquecidos nos bancos serão devolvidos apenas a partir de 7 de março. Caso o cidadão perca a data informada, deverá recomeçar o processo do zero, repetindo a consulta no site e esperando o sistema informar nova data para o retorno.

ORIENTAÇÕES

Para evitar fraudes, o Banco Central informa que o único site disponível é o valoresareceber.bcb.gov.br. O cidadão deverá tomar cuidado para não entrar em páginas diferentes. O órgão também esclareceu que não entrará em contato com nenhum usuário, nem enviará links por SMS, Whatsapp, Telegram ou e-mail para confirmar dados pessoais ou tratar de valores a receber.

A única situação em que haverá contato com o correntista será no caso de a transferência não poder ser feita por Pix, mas a comunicação será feita pela instituição detentora do dinheiro, sem nenhum pedido de confirmação de dados ou de senhas.

Por fim, o BC esclarece que o processo de resgate de valores esquecidos é gratuito. O usuário jamais deverá fazer qualquer pagamento para consultar o montante a receber nem para sacar o dinheiro. Qualquer pedido nesse sentido configura golpe.

Compartilhe