Vigilância Sanitária inicia capacitação da agroindústria familiar paranaense

Mariana Ohde


A Secretaria estadual da Saúde iniciou nesta semana, em Jacarezinho, no norte do Paraná, uma série de capacitações sobre a agroindústria familiar e avaliação sanitária da produção de alimentos por pequenos produtores rurais.

Cerca de 160 profissionais participam das atividades em Jacarezinho, que abrange 60 municípios das Regionais de Saúde de Maringá (15ª), Londrina (17ª), Cornélio Procópio (18ª) e Jacarezinho (19ª).

Os assuntos a serem discutidos durante o evento contemplam temas relacionados ao plantio e meio-ambiente, como a proteção e cuidados com nascentes de água e resíduos de agrotóxicos em alimentos. “É uma oportunidade de incluir os agricultores nessas questões, garantindo a segurança na produção familiar”, explica Alfredo Benatto, técnico da Vigilância Sanitária Estadual.

O coordenador do Centro Estadual da Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana, explica que as palestras dos cursos são de extrema importância para compreensão do assunto.

“Padronizar e qualificar o trabalho das equipes de vigilância e orientar os produtores faz com que os resultados sejam mais assertivos. Assim, a produção das pequenas propriedades agrícolas podem ocorrer de forma simplificada e segura para os consumidores”, disse.

A Resolução SESA nº 004/2017, assinada pelo secretário Michele Caputo Neto em janeiro deste ano, orienta para boas práticas de fabricação de alimentos pelo empreendimento familiar rural, microempreendimento individual e empreendimento econômico solidário. Foi implantada com o objetivo de normalizar a produção familiar e o licenciamento sanitário para que as pequenas propriedades possam ser efetivamente reconhecidas em suas atividades no meio econômico e cultural.

O evento foi o primeiro de outros três que acontecerão ainda neste semestre. A Macrorregional Noroeste recebe a capacitação de 23 a 25 de maio, em Maringá. Pato Branco reúne as regionais que fazem parte da Macro Oeste de 27 a 29 de junho. De 25 a 27 de julho o curso será finalizado em Irati, dirigido à Macrorregional Leste.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="2095" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]