WTC inaugura sede e anuncia futuro centro empresarial em Joinville

World Trade Center começa o ano expandindo sua estrutura física para Santa Catarina, inaugurando sua segunda sede na Região Sul.

Redação - 15 de fevereiro de 2022, 12:15

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O World Trade Center (WTC) Curitiba, Joinville e Porto Alegre começa o ano expandindo sua estrutura física para Santa Catarina, inaugurando sua segunda sede na Região Sul. A primeira, em Curitiba, foi o passo inicial do projeto, que agora ganha novo espaço para desenvolver o trabalho de promover a internacionalização dos negócios regionais. Além disso, teve início as rodadas de encontros mensais dos grupos de competitividade.

“O que o governo pode fazer para ajudar a nossa economia a se internacionalizar?”. Assim iniciou a palestra do presidente da Airbus Brasil, Gilberto Peralta, que marcou a inauguração da sede física no Ágora Tec Park, em Joinville, na última quarta-feira (9). Associados, presidentes dos grupos de competitividade do WTC, empresários da região e autoridades estaduais acompanharam o lançamento desse importante player de negócios.  

De acordo com Peralta, o país pode melhorar, dentre outros, a estrutura dos impostos e tributos, com redução da interferência dos cartórios nas burocracias. Segundo ele, o Porto de Miami, por exemplo, tem um custo muito menor para um contêiner do que o Porto de Paranaguá.

“O Brasil não aproveita seu tamanho para fazer uso das instituições internacionais, como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, da qual ainda não fazemos parte. Temos que nos relacionar melhor com o mundo, com a ONU e com as principais organizações. E esse caminho tem que ser ampliado sempre, não pode retroceder”, afirmou.

Negócios internacionais

Para Daniella Abreu, atual presidente do WTC Curitiba, Joinville e Porto Alegre, o WTC Joinville chega ao Estado para desenvolver novas oportunidades comerciais do Sul do Brasil para o mundo e aprimorar o ambiente de negócios internacionais. 

Segundo ela, a cidade de Joinville foi estrategicamente escolhida para ser a segunda sede do WTC no Brasil por suas características essenciais. “É atualmente um dos municípios brasileiros com o maior IDHs e possui um importante polo industrial e empresarial. Estamos de portas abertas para receber as empresas e empresários da região como também de toda Santa Catarina”, disse a presidente do WTC, que também é vice-presidente do MAC Trade and Services – Américas e diretora executiva do parque de tecnologia e inovação Sapiens Parque, já tendo ainda exercido o cargo de secretária executiva de Assuntos Internacionais do Governo do Estado de SC. 

O World Trade Center é um player no ambiente de negócios que atua, no mundo, há mais de 50 anos. É formado por diferentes grupos empresariais, públicos e privados. Tem como objetivo aumentar a competitividade das empresas, gerar negócios, fomentar o comércio internacional, disseminar melhores práticas globais, além de trazer inovação e investimentos para as cidades e países em que está presente. Seus associados contam com a rede do WTCA.