Saiba como vai funcionar o horário eleitoral no rádio e na TV em Curitiba

William Bittar - CBN Curitiba

A propaganda eleitoral gratuita para o primeiro turno será veiculada de 09 de outubro a 12 de novembro

A partir de sexta-feira (9) começa a veiculação da propaganda eleitoral gratuita para o primeiro turno das eleições municipais de 2020, que acontece no dia 15 de novembro.

Para prefeito, a propaganda será exibida de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10 no rádio, e das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40 na televisão.

Os horários foram definidos pelo TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), em reunião com representantes dos partidos e emissoras de rádio e TV.

Em Curitiba, 16 candidatos devem concorrer ao cargo. No entanto, a tabela do TRE-PR apresentou a divisão de tempo de apenas 12, pois, quatro candidatos não terão tempo de propaganda no rádio e na TV.

O atual prefeito e candidato à reeleição, Rafael Greca (DEM), da coligação Curitiba Inteligente e Vibrante, terá o maior tempo, com três minutos e 16 segundos.

Na sequência, aparece o candidato do PSL, Fernando Francischini, da coligação Gente em Primeiro Ligar, com um minuto e 58 segundos.

O candidato do PT, Paulo Opuska, é o terceiro com o maior tempo, com um minuto e quatro segundos.

A candidata do PL, Christiane Yared, da Coligação Curitiba Cidadã, vem na sequência, com cinquenta segundos.

O candidato do MDB, João Arruda, terá quarenta e dois segundos de propaganda eleitoral.

Já o candidato do PDT, Goura, terá trinta e cinco segundos do tempo. Seguido da candidata do Podemos, Carol Arns, com vinte e três segundos.

A candidata do PCdoB, Camila Lanes, e a candidata do PSOL, Letícia Lanz, terão dezesseis segundos cada.

O candidato João Guilherme, do partido NOVO, terá treze segundos de propaganda eleitoral.

A candidata do Avante, Marisa Lobo, terá doze segundos.

Por fim, o candidato do Partido Verde, Professor Mocellin, terá nove segundos.

Além disso, os candidatos Diogo Furtado (PCO), Eloy Casagrande (Rede), Zé Boni (PTC) e Professora Samara (PSTU), não terão tempo de propaganda no rádio e na TV.

O motivo é que, segundo a reforma política de 2017, os partidos que não conseguiram o mínimo de 1,5% dos votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados, em 2018, não têm direito aos recursos do fundo partidário e à propaganda gratuita no rádio e na TV.

A propaganda eleitoral gratuita para o primeiro turno será veiculada de 09 de outubro a 12 de novembro. Em 2020, as eleições municipais serão em novembro, por conta da pandemia do novo coronavírus.

O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro e o segundo turno, onde houver, está marcado para o dia 29 de novembro.

Previous ArticleNext Article