Eleições 2020: Veja o que João Guilherme pretende fazer se eleito prefeito de Curitiba

Redação

joão guilherme, dr. joão, candidato, prefeito, curitiba, candidatos prefeitura curitiba, candidatos a prefeito de curitiba, eleições, eleição, eleições 2020

João Guilherme é candidato a prefeito de Curitiba pelo NOVO nas Eleições 2020. Ao Paraná Portal, ele falou sobre o que pretende fazer caso seja eleito, abordou suas principais propostas e como pretende agir durante o pós-pandemia.

1. Por que o senhor acredita que deve assumir a Prefeitura de Curitiba?

João Guilherme: Porque precisamos reavaliar as prioridades da Prefeitura de Curitiba. Olhar mais para as pessoas, melhorar a qualidade do serviço público e ter uma gestão mais inteligente, sem gastos com privilégios. Vamos promover a economia local, priorizar programas de geração de emprego e renda, de retomada da economia. Diminuir a burocracia e as barreiras do crescimento da economia local. Pensar menos na máquina administrativa e mais na roda da economia.

2. Quais são os principais desafios que o senhor deverá enfrentar no caso de ser eleito?

João Guilherme: O período pós-pandemia exigirá investimento e atenção para a área da Saúde, pois as pessoas que se cuidaram e evitaram procurar serviços médicos causarão uma demanda represada assim que for possível. 

As escolas municipais também serão mais demandadas em função da perda de emprego e renda. Precisaremos construir uma forte parceria com as instituições privadas de ensino e saúde para dar conta dos atendimentos e ao mesmo tempo reequilibrar o poder econômico das instituições privadas.

Além disso, Curitiba, assim como todo o mundo, passará por um período econômico difícil no pós-pandemia e precisamos reforçar as políticas públicas de microcrédito, de apoio aos comerciantes e empresários que geram emprego e renda, mas que estão sofrendo com essa crise causada pela Covid.

3. Destaque suas principais propostas para resolver os problemas que o senhor acredita que a cidade possui?

João Guilherme: Temos três eixos principais em nosso plano de governo: 

  • NOVO CUIDADO – voltado para as pessoas
  • NOVO CAMINHO – pensando nas empresas e geração de emprego e renda
  • NOVA CIDADE – para o desenvolvimento e planejamento do município

Mas se fosse destacar os maiores problemas, destaco a necessidade de retomar a economia da cidade. Para isso, vamos criar um plano econômico municipal para ajudar empresas afetadas pela pandemia e um programa de formação empreendedora para gerar emprego e renda.

Na educação, uma das nossas ações será a implantação de um programa de requalificação das escolas, para melhorar a infraestrutura oferecida para as nossas crianças e jovens, servidores e professores.

Para enfrentar a demora no atendimento de pacientes nas unidades de saúde municipais, vamos criar um programa de telemedicina para atendimento de consultas ambulatoriais e de especialidades.

E para atuar no enfrentamento da violência na nossa cidade, vamos intensificar a atuação da Guarda Municipal nos bairros por meio da integração com a Polícia Militar.

E fazer uma administração pública mais dinâmica e evitar o desperdício de dinheiro arrecadado com os impostos pagos pela população, a gestão vai promover um enxugamento da máquina pública, com corte de gastos excessivos, privilégios e cargos em comissão.

4. Como o senhor pretende trabalhar junto aos governos estadual e federal na administração da cidade?

João Guilherme: A ideia de disputa entre entes federados é atrasada. Apenas prejudica os cidadãos e não faz nenhum sentido. Curitiba amargou o resultado disso na gestão Gustavo Fruet na Prefeitura e Beto Richa no governo do Estado. Isso é inadmissível. Vamos manter uma relação harmônica com todos os poderes e sempre propor projetos que ajudem a cidade, e não o governante.

Acredito que um dos vícios de qualquer gestor é governar pensando na reeleição, o que gera decisões errôneas e comprometedoras com determinados grupos. Por isso, declarei na sabatina da ACP e reafirmo aqui para o Paraná Portal que não me candidatarei à reeleição.

5. O que o senhor fará para gerar empregos e renda já que os próximos anos deverão ser difíceis devido aos impactos da pandemia?

João Guilherme: Primeiramente, vamos criar um plano econômico municipal para ajudar empresas afetadas pela pandemia e um programa de formação empreendedora para gerar emprego e renda. Teremos um fundo de aval próprio para recuperação das micro e pequenas empresas. 

Além disso, seremos uma Prefeitura amiga do Empresário, dizendo mais sim do que não. Um alvará não pode demorar até 180 dias para ser emitido. Temos que simplificar esse processo, juntando todas as autorizações, seja do Meio Ambiente ou Vigilância Sanitária, em um único local, um Hub para atender todos os serviços necessários às empresas e cidadãos. Criar sistemas amigáveis em solicitação de serviços nas Ruas da Cidadania para quem não tem acesso ao meio digital. Acreditamos que, facilitando a vida dos empresários, criando facilidades, iremos ajudar a geração de emprego e renda.

Para acompanhar o candidato, siga ela no Facebook e no Instagram.

Previous ArticleNext Article