Ponta Grossa: mais de 59 mil eleitores deixaram de ir às urnas no 2º turno das eleições

Mirian Villa


Na única cidade do Paraná que disputou o 2º turno das Eleições 2020, 59.655 eleitores deixaram de ir às urnas em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, neste domingo (29).

Já o percentual de abstenção ficou em 24,9% (59.655), número maior do que o registrado no 1º turno, que foi de 55.147. Ainda segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 12.095 eleitores de Ponta Grossa votaram em branco ou nulo.

A cidade dos Campos Gerais também foi destaque nacional no 2º turno das Eleições 2020, já que foi a única cidade do país com pleito decidido entre duas mulheres. Com 52,38% (87.932) dos votos, Professora Elizabeth (PSD) ganhou e se tornou a primeira mulher eleita prefeitura da cidade.

No Brasil, a abstenção de eleitores foi de 29,50%, o que equivale a 11,1 milhões de pessoas. Para o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, apesar do número alto de eleitores que deixaram de ir às urnas, a realização de uma eleição em meio à uma pandemia deve ser celebrada.

“É um número maior do que nós desejaríamos, mas é preciso ter em conta que nós realizamos eleições em meio à uma pandemia, que já consumiu 170 mil vidas, e que muitas pessoas, com o compreensível temor de comparecem às urnas, deixaram de votar. Muitas por estarem com a doença, muitos por estarem com sintomas e muitas por estarem com medo”, afirmou.

Previous ArticleNext Article