Saiba como vão funcionar os testes para voto online

CBN Curitiba

Voto online tem testes

Os eleitores que votam na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) serão convidados a participar dos testes do voto online, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A cidade de Curitiba foi uma das selecionadas pelo TSE para testar novos sistemas de votação. Além da capital paranaense, também participarão dos testes as cidades de Valparaíso de Goiás, em Goiás, e em São Paulo. As simulações serão monitoradas pela Justiça Eleitoral.

 

Ao todo, 26 empresas se inscreveram para demonstrar suas propostas ao TSE. Em Curitiba, 10 empresas vão participar das simulações.

Testes terão votos em candidatos fictícios

 

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Valcir Mombach, frisa que os eleitores selecionados para os testes vão votar em candidatos fictícios, ou seja, não são votos válidos para as eleições municipais.

 

Valcir Mombach fala ainda sobre os níveis de segurança que devem ser adotados para garantir uma eleição online sem erros e, claro, sem fraudes.

 

Por fim, o diretor-geral do TRE-PR, conta que, apesar dos testes, não há previsão para a implantação do voto online, mas essa é uma possibilidade para as eleições de 2022.

 

Os testes na PUC-PR serão feitos no mesmo dia do primeiro turno das eleições, no dia 15 de novembro, das 10h às 15h.

CBN Curitiba

Leia também: Polícia Federal vai utilizar drones durante eleições municipais deste ano

Previous ArticleNext Article