Dia de votação! Veja o que levar para votar, horário e regras das Eleições 2020

Redação

urna eleitoral, eleições 2020, como votar, o que levar, votação

O primeiro dia das Eleições 2020 chegou! Saiba o que levar para votar, as regras determinadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por causa da pandemia de coronavírus e o horário da votação.

Em todo o Brasil, de acordo com as estatísticas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), são mais de 147 milhões de eleitores aptos a votar. O eleitorado aumentou 2,66% nos últimos quatro anos.

No Paraná, a estimativa é que os 8,1 milhões de eleitores compareçam às urnas neste domingo (15). O número representa 5,4% do eleitorado brasileiros. O Estado é o sexto maior colégio eleitoral do país, atrás de São Paulo (22,69%), Minas Gerais (10,74%), Rio de Janeiro (8,42%), Bahia (7,36%) e Rio Grande do Sul (5,69%).

Em Curitiba e em diversas outras cidades, as eleições causam alterações nas linhas de ônibus e bloqueios no trânsito. Além disso, o Paraná proibiu o consumo de bebidas alcoólicas, em locais públicos, entre as 05h e 17h do dia da votação. Fique atento!

O segundo turno, onde houver, está marcado para o dia 29 de novembro.

ELEIÇÕES 2020: HORÁRIO DA VOTAÇÃO e JUSTIFICATIVA

Neste ano, o horário de votação será das 7h às 17h. Para pessoas com 60 anos ou mais, o horário entre 7h e 10h é preferencial.

Como justificar a ausência? Se você estiver fora do domicílio eleitoral, é possível justificar pelo celular. Baixe o aplicativo E-TÍTULO no Google Play (Android) ou na Apple Store (IOS).

É possível também justificar em até 60 dias após cada turno, apresentando documentos que comprovem o motivo da falta (atestado médico, por exemplo). Faça no app, no site ou procure um cartório eleitoral.

Para saber como justificar seu voto, confira a cartilha feita pelo TRE-PR. Por causa da pandemia, a recomendação do TSE é: quem apresentar febre no dia de votar ou tiver sido diagnosticado com o vírus nos 14 dias anteriores, NÃO deve participar das eleições. É recomendado que, nesses casos, o eleitor justifique a ausência por questões de saúde.

O QUE LEVAR NA VOTAÇÃO? MÁSCARA, CANETA, DOCUMENTO E ÁLCOOL GEL

Para o eleitor, o uso de máscaras de proteção é obrigatório. Todos devem levar a própria caneta (caso esqueça, haverá canetas extras higienizadas nas seções) e usar álcool gel antes e depois de votar. Além disso, é preciso cumprir o distanciamento de, no mínimo, um metro para demais eleitores e mesários. As seções eleitorais terão marcas de distância no chão.

Os mesários terão que usar máscaras de proteção e trocá-las a cada quatro horas (são fornecidas três máscaras a cada mesário). O TSE também disponibilizou as face shields. Todos devem usar álcool gel de uso individual e respeitar as regras de higienização. Eles também terão álcool 70% para a limpeza das superfícies.

PASSO A PASSO DA VOTAÇÃO

  1. Entre na seção eleitoral, respeite a fila e fique na frente da mesa (cumprindo distanciamento);
  2. Mostre seu documento oficial com foto em direção ao mesário (cumprindo distanciamento);
  3. Após o mesário ler em voz alta o seu nome, confirme que é você;
  4. Guarde o documento;
  5. Limpe as mãos com álcool em gel;
  6. Assine o caderno de votação;
  7. Caso precise do comprovante de votação, solicite ao mesário;
  8. Quando a urna for liberada, dirija-se à cabine de votação;
  9. Digite os números dos candidatos;
  10. Na saída, limpe as mãos com o álcool em gel novamente.
Previous ArticleNext Article