Paraná Clube completa 28 anos nesta terça-feira

Francielly Azevedo


Há 28 anos, no dia 19 de dezembro de 1989, nascia o Paraná Clube da fusão entre Colorado Esporte Clube e Esporte Clube Pinheiros. Neste aniversário a torcida tricolor tem mais um motivo para comemorar: o retorno à elite do futebol nacional após 10 anos de espera.

Foram necessários apenas dois anos de existência para o Paraná conquistar seu primeiro título estadual. Em 1997 já somava o pentacampeonato e o sexto título paranaense. Em 2000 foi eleito o “clube do ano”, após apenas três anos de caminhada da terceira divisão à elite do futebol.

Foi campeão da segunda divisão por duas vezes: em 1992 e em 2000, pelo módulo amarelo da Copa João Havelange após derrotar o São Caetano por 3 a 1, no Palestra Itália, em São Paulo.

Vivendo uma boa fase, voltou a ser Campeão Paranaense em 2006, ao vencer a ADAP na decisão. Aquele ano ficaria marcado como o melhor ano do tricolor desde a sua fundação. No fim da temporada se classificou pela primeira vez para a Taça Libertadores da América.

Em 2007 chegou até as oitavas de final do torneio continental. Depois disso viu o “ano dos sonhos” dar início a um pesadelo que duraria 10 anos. O rebaixamento para segunda divisão veio após uma campanha abaixo do esperado no Brasileirão. No meio dessa luta para voltar ao topo, em 2011 caiu para a Série Prata do Campeonato Paranaense.

Mas algum período depois, o ano de 2017 reservava surpresas aos corações que nunca pararam de acreditar. Depois de uma campanha regular no paranaense, um início turbulento na Série B, uma Copa do Brasil bastante disputada e algumas trocas de treinadores o Paraná Clube voltou a figurar entre os times da Série A do Campeonato Brasileiro.

Agora, o sentimento é que 2018 reserve ainda mais conquistas ao time tricolor.

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.