Alejandro Sabella, ex-técnico de futebol, morreu aos 66 anos nesta terça-feira (8). Foi ele quem comandou a seleção da Argentina até a final da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Seis anos atrás os hermanos perderam o título, disputado no Maracanã, para a Alemanha. Além disso, a morte de Sabella acontece menos de duas semanas após a morte de Diego Maradona.
Sabella morreu por problemas no coração. Ele sofria de uma doença cardíaca desde 2015 e o estado dele piorou com a morte de Maradona, chegando a ser internado no dia 26 de novembro. Conforme a imprensa argentina divulga, ele sofreu uma infecção hospitalar e não resistiu.
Além de ter sido o técnico da seleção da Argentina, Sabella também se consagrou como treinador de clubes. Em 2009, por exemplo, foi campeão da Libertadores pelo Estudiantes na final contra o Cruzeiro. Naquele ano, o time de La Plata ainda deu trabalho para o Barcelona na final do Mundial de Clubes. O Barça, comandado por Pep Guardiola e Lionel Messi, perdeu o jogo por 1 a 0 até o final do jogo, mas conseguiu o empate aos 44 minutos e virou o placar na prorrogação.
Por conta dos problemas cardíacos, o último trabalho de Sabella foi como técnico da seleção argentina.
ALEJANDRO SABELLA TEVE PASSAGENS POR GRÊMIO E CORINTHIANS

Alejandro Sabella nasceu em Buenos Aires no ano de 1954. Ele se dedicou ao futebol depois de ter iniciado o curso de Direito e estreou pelo River Plate em 1974.
Ele jogava como meio campista e em seu segundo ano de clube, ajudou a encerrar o jejum de 18 anos do River. Depois, transferiu-se para a Inglaterra, onde defendeu o Sheffield United e o Leeds, ambos clubes que disputam a Premier League. Voltou à América do Sul em 1982 para defender o Estudiantes, antes de ir para o Grêmio.
Ele jogou no Brasil entre 1985 e 1986, foi bicampeão gaúcho e totalizou 60 jogos, com direito a cinco gols. Além disso, Alejandro Sabella voltou ao futebol brasileiro em 2005, quanto atuou como auxiliar-técnico de Daniel Passarella, treinador do Corinthians naquele ano.
HOMENAGENS
Diversos clubes, jogadores e ex-atletas prestam suas homenagens ao ex-técnico. Confira alguma delas:
En este día de profunda tristeza, River Plate despide a un hijo de la casa. Te vamos a extrañar, Alejandro. pic.twitter.com/rsotU5x6BP
— River Plate (@RiverPlate) December 8, 2020
Sheffield United are deeply saddened to hear of the passing of former player, Alejandro Sabella.
Rest in Peace, Alex. ❤️ pic.twitter.com/n2numIKK7m
— Sheffield United (@SheffieldUnited) December 8, 2020
😢Hasta siempre.
🇦🇷🙏 Aos 66 anos, morreu Alejandro Sabella, técnico campeão da #Libertadores 2009 com o @EdelpOficial e comandante da @Argentina na Copa de 2014, no Brasil. pic.twitter.com/Lnl4hcdK5X
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) December 8, 2020
Alejandro Sabella nos deixou hoje. O argentino vestiu o nosso manto em 1985 e 86, tendo conquistado o bi-campeonato gaúcho nestes anos. Um meia criativo, aprendeu a valorizar e dominar os espaços com o mestre Espinosa.
Desejamos forças à familia, amigos e fãs neste momento.🇪🇪🖤🇦🇷 pic.twitter.com/BVwxF6MCiW— Grêmio FBPA (@Gremio) December 8, 2020
O Atlético lamenta o falecimento de Alejandro Sabella, histórico atleta e treinador do Estudiantes e da Seleção Argentina, que treinou na Cidade do #Galo durante a disputa da Copa do Mundo de 2014. Nossas condolências à família, amigos e aos hermanos do @EdelpOficial.
📸SETES-MG pic.twitter.com/7iGFouyQdC
— Atlético 😷 (@Atletico) December 8, 2020