Após liberação, Campeonato Paulista será retomado neste sábado; veja a tabela

O Campeonato Paulista será retomado neste sábado (10), de acordo com a Federação Paulista de Futebol.  O anúncio ..

Lincoln Chaves - Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional - 09 de abril de 2021, 19:15

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

O Campeonato Paulista será retomado neste sábado (10), de acordo com a Federação Paulista de Futebol.  O anúncio foi feito nesta sexta-feira (9), pouco depois do governo de São Paulo autorizar novamente a realização de jogos de futebol e demais eventos esportivos no estado, iniciando a partir das 20h (horário de Brasília).

A liberação se deve à decisão do poder público paulista de não prorrogar a Fase Emergencial, a mais restritiva no combate à disseminação da covid-19. Apesar de o estágio ser encerrado oficialmente somente no domingo (11), o governo de São Paulo autorizou que a retomada das partidas já ocorresse a partir de sábado.

A bola não rola em território paulista desde 14 de março. Desde então, a FPF tentou convencer o governo estadual e o Ministério Público a liberarem os jogos, afirmando ter um protocolo de saúde eficiente, mas sem êxito. A entidade e os clubes da Série A1 (primeira divisão) cogitaram acionar a Justiça para garantir o calendário, mas voltaram atrás. De lá para cá, duas partidas chegaram a ser realizadas pelo Paulistão, mas em Volta Redonda (RJ): Mirassol x Corinthians, pela quinta rodada, e São Bento x Palmeiras, pela terceira.

BOLHA SANITÁRIA

No comunicado em que anuncia a volta do Paulistão, a FPF elencou as mudanças feitas no protocolo inicial. Entre elas, estão a inserção de jogadores, membros de comissão técnica e arbitragem em uma bolha sanitária, com testes regulares de PCR a cada três dias. Se for detectado um caso positivo, além do afastamento da pessoa do ambiente, os contatos próximos deverão ser rastreados. O número de profissionais envolvidos nos jogos será reduzido.

As delegações deverão ficar concentradas em quartos individualizados e, antes de cada partida, serão submetidas a testes de antígeno. Nos jogos noturnos, os exames serão colhidos antes da primeira refeição, pela manhã, no respectivo dormitório. O uso de máscara será obrigatório para quem não estiver no campo. Aqueles que foram para o gramado só poderão tirar a máscara no momento do aquecimento. Os capitães devem utilizar o acessório na hora do sorteio de quem sairá jogando e da escolha dos lados.

"A FPF acionará, antes de cada partida, a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar e as Guardas Civis Metropolitanas, a fim de impedir aglomerações, especialmente nos entornos dos estádios, centro de treinamento dos clubes e adjacências. Ademais, a FPF acionará os clubes para que dialoguem com suas respectivas torcidas organizadas para reforçar a orientação de não aglomeração", conclui a nota da Federação.

CAMPEONATO PAULISTA - PRÓXIMOS JOGOS

Confira os próximos jogos da retomada do Campeonato Paulista, a partir deste sábado (10):

Sábado (10)

20h - São Bento x Red Bull Bragantino - Walter Ribeiro, em Sorocaba - SporTV e PPV

20h - São Paulo x São Caetano - Morumbi, em São Paulo - PPV

22h - Santos x Botafogo - Vila Belmiro, em Santos - SporTV e PPV

Domingo (11)

20h - Guarani x Corinthians - Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas - PPV

Segunda (12)

20h - São Paulo x Red Bull Bragantino - Morumbi, em São Paulo - SporTV e PPV

Terça (13)

20h - Santo André x São Bento - Canindé, em São Paulo - SporTV e PPV

20h - Ferroviária x Corinthians - Arena da Fonte, em Araraquara - PPV

Quarta (14)

20h - São Caetano x Novorizontino - Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul - PPV

21h30 - São Paulo x Guarani - Morumbi, em São Paulo - TV Globo, SporTV e PPV

22h - Ituano x Botafogo - Novelli Júnior, em Itu - PPV

Quinta (15)

20h - Inter de Limeira x Red Bull Bragantino - Major José Levy Sobrinho, em Limeira - SporTV e PPV

Sexta (16)

20h - Ponte Preta x Santos - Moisés Lucarelli, em Campinas - PPV

20h - Corinthians x São Bento - Neo Química Arena, em São Paulo - SporTV e PPV

22h - Palmeiras x São Paulo - Allianz Parque, em São Paulo - PPV