Athletico vence o América de Cali e encaminha vaga às quartas da Sul-Americana

Pedro Melo

Athletico América de Cali Sul-Americana gol Nikão

O Athletico venceu o América de Cali por 1 a 0, na noite desta terça-feira (13), e largou na frente no confronto das oitavas de final da Sul-Americana. O gol da vitória rubro-negra foi marcado pelo atacante Nikão, em cobrança de pênalti.

Com o resultado, o Furacão precisa apenas de um empate para garantir a classificação às quartas de final. Em caso de vitória do América por 1 a 0, a decisão vai para os pênaltis. Qualquer outro resultado a favor dos colombianos elimina a equipe athleticana. Vale lembrar que na Sul-Americana o gol fora de casa é critério de desempate.

A partida de volta entre Athletico e América de Cali acontece na próxima terça-feira (20), às 21h30, na Arena da Baixada. Antes, o Rubro-Negro joga contra o Ceará, no sábado (17), às 17h, na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro.

NIKÃO GARANTE A VITÓRIA DO ATHLETICO SOBRE O AMÉRICA DE CALI

Athletico América de Cali Sul-Americana resultado
(José Tramontin/Athletico)

O técnico António Oliveira voltou para o esquema com três zagueiros e deixou o centroavante Matheus Babi no banco de reservas. Mesmo sem o homem de referência, o Athletico jogou pelos lados do campo e apostou na bola aérea na etapa inicial.

Aos 19 minutos, o Furacão criou a primeira chance da partida. Nicolas cruzou rasteiro e ninguém desviou. Na sobra, Nikão cruzou, Léo Cittadini tentou, mas a defesa afastou. Richard pegou o novo rebote de fora da área e mandou por cima do gol.

O América de Cali sentiu a falta de ritmo de jogo, mas teve a melhor chance do primeiro tempo aos 31 minutos. Após cruzamento na área, Cortez ganhou da zaga e cabeceou para boa defesa do goleiro Bento. Já aos 39, o Rubro-Negro respondeu com perigo e Vitinho mandou à esquerda do gol.

No segundo tempo, o Athletico teve um gol anulado com apenas dois minutos. Em rápido contra-ataque, Vitinho recebeu um belo lançamento de Thiago Heleno e invadiu a área. O atacante driblou dois zagueiros e chutou para o fundo das redes. Porém, a arbitragem, após olhar o lance no vídeo, anulou por toque de braço de David Terans no começo da jogada.

O VAR foi protagonista na etapa final e apareceu novamente desta vez para confirmar pênalti para o Athletico. Após cabeçada de Nikão, a bola bateu no braço de Ureña e o árbitro marcou a penalidade após consultar o vídeo. Na cobrança, o próprio Nikão cobrou forte, o goleiro Graterol quase defendeu, mas não evitou o gol da vitória rubro-negra.

Após sair na frente, o Athletico quase ampliou a vantagem aos 35 minutos. Vitinho recebeu no meio, ajeitou para a perna esquerda e chutou com força para boa defesa de Graterol. Já o América de Cali quase empatou aos 40. Montero levantou a bola na área, Adrian Ramos cabeceou cruzado e mandou muito perto da trave.

FICHA TÉCNICA – JOGO DE IDA DAS OITAVAS DA SUL-AMERICANA

Data, horário e local: terça-feira (13), às 21h30, no estádio Hernán Ramírez Villegas, em Pereira.

América de Cali: Graterol; Torres, Pablo Ortiz e Andrade; Arrieta, Ureña, Paz (Batalla), Santiago Moreno e Quiñonez; Adrian Ramos e Barreiro (Rodríguez). Técnico: Juan Carlos Osorio.

Athletico: Bento; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo; Khellven (Marcinho), Richard, Léo Cittadini (Erick), David Terans (Matheus Babi) e Nicolas; Vitinho (Carlos Eduardo) e Nikão. Técnico: António Oliveira.

Gol: Nikão (CAP), aos 28′ do segundo tempo.

Cartões amarelos: Léo Cittadini, Zé Ivaldo e Marcinho (CAP); Ureña (AME).

Arbitragem: José Argote (VEN), auxiliado por Jorge Urrego (VEN) e Carlos Lopez (VEN). O responsável pelo VAR é Juan Lara (CHI).

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="775399" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]