Athletico apresenta nova estrutura do departamento de futebol; conheça os profissionais e os cargos

Em busca de dar um passo a mais no futebol brasileiro, o Athletico reforçou o departamento de futebol com Alexandre Mattos, Carlinhos Neves e Fernando Yamada

Pedro Melo - 24 de janeiro de 2022, 18:34

(Pedro Melo/Paraná Portal)
(Pedro Melo/Paraná Portal)

Em busca de dar um passo a mais no futebol brasileiro, o Athletico reforçou o departamento de futebol. As principais novidades nos últimos dias são Alexandre Mattos como CEO de Negócios e Relações Internacionais, Carlinhos Neves, cuja função é coordenador de performance e saúde, e o ex-goleiro Fernando Yamada, revelado pelo Corinthians na década de 90, no comando das categorias de formação.

Além deles, Ricardo Gomes já havia sido contratado no começo de ano para o cargo de diretor de futebol. E Paulo Autuori, que retornou ao clube em 2020, permanece como diretor-técnico.

COMO FICA O DEPARTAMENTO DE FUTEBOL DO ATHLETICO?

Paulo Autuori - diretor-técnico

Paulo Autuori retornou ao Athletico em 2020 para ser diretor-técnico. Ele acumulou o cargo de treinador por um mês no ano passado, entre a saída de António Oliveira e a chegada de Alberto Valentim. Hoje, está apenas no cargo diretivo e é o responsável por organizar o planejamento do departamento de futebol.

Ricardo Gomes - diretor de futebol

Ricardo Gomes vai trabalhar em conjunto com Paulo Autuori e tem responsabilidades que envolvem relacionamento direto com o elenco, corpo diretivo e até a presidência do clube. Ele também será um dos responsáveis pela contratações de novos jogadores.

Alexandre Mattos - CEO de Negócios de Futebol e Áreas Nacional e Internacional

Alexandre Mattos, que já trabalhou em Palmeiras, Atlético-MG e Cruzeiro como diretor de futebol, assumira a nova função de CEO de Negócios de Futebol e Áreas Nacional e Internacional. Ele será responsável pelo relacionamento com pessoas que trabalham na indústria do futebol.

“Estar aqui hoje em um clube mais organizados do futebol brasileiro e visionário é uma benção e uma alegria muito grande para mim. Gostaria de agradecer pela oportunidade e encaro o Athletico como qualquer time brasileiro, da América do Sul e mundial. Fui convidado pelo presidente, ele me passou a ideia e acredito que fui extremamente premiado de contribuir com um clube tão organizado e vitorioso”, disse o dirigente.

Carlinhos Neves - coordenador de núcleo de saúde e performance

Carlinhos Neves, com larga experiência como preparador físico, será o responsável por gerir todos os processos relacionados à saúde dos atletas e os processos que visam a melhor performance.

“Projeto muito bem pensado, executado, e as conquistas confirmam isso. Não é nenhuma novidade para mim, já fiz isso por muito tempo no São Paulo e no Atlético-MG não de uma forma institucional. Fazia essa ligação entre as áreas esportivas ligadas a excelência. Sou um cara de trabalho em equipe, buscar conhecimento, tecnologia, e formar profissionais", explicou Neves.

Fernando Yamada - coordenador de categorias de formação

Fernando Yamada será o responsável pela gestão das categorias da base - do sub-15 ao sub-20 -, com objetivo de aprimorar o processo de captação, formação integral e desenvolvimento dos jogadores do Athletico.

"O Athletico te dá uma meta para alcançar, mas dá todos os caminhos para construir. Fico muito feliz com isso e me identifico muito com a liderança. Houve uma sinergia de ideias e tenho certeza absoluta que a médio prazo vai estar entre as três maiores referências de formação do mundo. Temos que ter a humildade de se aperfeiçoar a todo momento e fui buscar conhecimento fora. O objetivo é alimentar o grupo principal com o maior volume de jogadores e com protagonismo", disse Yamada.

O ex-goleiro assume um cargo que tem muita atenção no clube. O presidente do Athletico, Mario Celso Petraglia, destacou a importância da formação e até disse que o clube será o principal formador do futebol mundial.