Athletico tem 38% de aproveitamento sob o comando de Alberto Valentim

O técnico Alberto Valentim encerrou a temporada de 2021 com aproximadamente 38,3% de aproveitamento no comando do Athlet..

Pedro Melo - 16 de dezembro de 2021, 00:45

(Geraldo Bubniak/AGB)
(Geraldo Bubniak/AGB)

O técnico Alberto Valentim encerrou a temporada de 2021 com aproximadamente 38,3% de aproveitamento no comando do Athletico. Em 20 jogos, o Rubro-Negro venceu seis partidas, empatou cinco e perdeu nove. Para efeitos de comparação, o português António Oliveira deixou o Rubro-Negro em setembro com 58% de aproveitamento (21 vitórias, sete empates e 12 derrotas).

" foi positivo da minha parte. Conseguimos a Sul-Americana, o time está na fase de grupos da Libertadores. Tivemos algumas dificuldades no Brasileiro e já falei algumas vezes sobre o calendário, sem semanas cheias desde maio e último time disputando três competições. Chegamos à final da Copa do Brasil, enfrentamos dois times fortes na semifinal e final", afirmou o treinador, em entrevista após a derrota para o Atlético-MG.

Alberto Valentim chegou ao Athletico em setembro, quase um mês após a saída de António Oliveira. No período, o Furacão foi comandado pelo diretor Paulo Autuori e o auxiliar Bruno Lazaroni. Apesar da sequência de cinco vitórias, o dirigente rubro-negro não queria ser o treinador.

Em dois meses e meio, Valentim viveu altos e baixos no comando do Athletico. A estreia aconteceu com vitória no confronto direto com o Atlético-GO por 2 a 0, em Goiânia. Além disso, o Rubro-Negro ganhou de maneira histórica do Flamengo por 3 a 0, com o Maracanã lotado, e ainda conquistou o título da Sul-Americana após derrotar o Red Bull Bragantino por 1 a 0.

Porém, o treinador viveu momentos complicados no Furacão. Logo no retorno à Arena da Baixada, na derrota para o Bahia por 2 a 0, a torcida chamou o comandante de "burro". O trabalho de Valentim voltou a ser questionado nas últimas semanas, quando o Rubro-Negro escapou da zona de rebaixamento do Brasileirão apenas na penúltima rodada e ainda levou 6 a 1 do Atlético-MG no placar agregado da final da Copa do Brasil.

ALBERTO VALENTIM QUER PERMANECER EM 2022

A diretoria do Athletico vai iniciar o planejamento de 2022 do elenco principal nesta quinta-feira (16). Portanto, ainda não sem definido o futuro de Alberto Valentim, que tem contrato somente até o dia 31. "Não conversamos nada, nem tinha tempo para conversar, porque a cada dois dias nós estávamos jogando. Por mim, eu fico por 10 anos aqui, mas preciso entender o que a diretoria quer", disse.

AGENDA DO ATHLETICO

  • Paraná Clube: 23/01, às 16h, na Arena da Baixada
  • Maringá: 26/01, às 20h, no Willie Davids
  • Independente São-Joseense: 30/01, às 16h, na Arena da Baixada
  • Londrina: 02/02, às 20h, no estádio do Café
  • União: 05/02, às 16h, na Arena da Baixada