Esportes
Athletico avança em primeiro para as oitavas da Libertadores pela segunda vez na história

Athletico avança em primeiro para as oitavas da Libertadores pela segunda vez na história

Rubro-Negro repete feito de 23 anos atrás e vai decidir em casa o primeiro confronto do mata-mata; adversário será conhecido no próximo dia 05

Pedro Melo - quarta-feira, 28 de junho de 2023 - 09:00

Com a vitória sobre o Alianza Lima, o Athletico finalizou a fase de grupos na primeira colocação e avançou pela sétima vez para as oitavas de final da Libertadores. No entanto, essa é apenas a segunda vez na história que o Rubro-Negro avançou para o mata-mata na liderança. As outras cinco foram como vice-líder.

A outra vez foi logo na estreia em 2000. Há 23 anos, o Furacão terminou a fase de grupos com 16 pontos, com cinco vitórias e um empate, e a segunda melhor entre os classificados. Apenas o América de Cali, da Colômbia, ficou na frente pelo saldo de gols.

A campanha do Athletico, contudo, terminou logo nas oitavas de final com a queda nos pênaltis para o Atlético-MG. Após derrota em Belo Horizonte por 2 a 1 e vitória em Curitiba pelo mesmo placar, o time athleticano caiu nas penalidades máximas por 5 a 3. Adriano Gabiru, um dos principais nomes do título brasileiro no ano seguinte, foi quem desperdiçou a cobrança.

Em 2023, o Furacão terminou a fase de grupos com 13 pontos, com quatro vitórias, um empate e uma derrota. A campanha na Arena da Baixada foi 100% de aproveitamento com vitórias sobre Atlético-MG, Libertad e Alianza Lima. 

Já o desempenho como visitante teve uma vitória no Paraguai sobre o Libertad, um empate na estreia com o Alianza Lima e a única derrota para o Atlético-MG.

O adversário do Athletico no mata-mata pode ser uma equipe brasileira, mas só será conhecido no sorteio a ser realizado no próximo dia 05 de julho.

RELEMBRE AS CAMPANHAS DO ATHLETICO NA LIBERTADORES

  • 2000 – eliminado nas oitavas de final (líder na fase de grupos)
  • 2002 – eliminado na fase de grupos na lanterna
  • 2005 – vice-campeão (vice-líder na fase de grupos)
  • 2014 – eliminado na fase de grupos em terceiro lugar
  • 2017 – eliminado nas oitavas de final (vice-líder na fase de grupos)
  • 2019 – eliminado nas oitavas de final (vice-líder na fase de grupos)
  • 2020 – eliminado nas oitavas de final (vice-líder na fase de grupos)
  • 2022 – vice-campeão (vice-líder na fase de grupos)
  • 2023 – líder na fase de grupos

Compartilhe