Athletico pode se livrar da Série B sem entrar em campo; veja a matemática

A vitória por 1 a 0 no confronto direto com o Cuiabá praticamente garantiu a permanência do Athletico na Série A. Com 45..

Pedro Melo - 04 de dezembro de 2021, 15:00

(Geraldo Bubniak/AGB)
(Geraldo Bubniak/AGB)

A vitória por 1 a 0 no confronto direto com o Cuiabá praticamente garantiu a permanência do Athletico na Série A. Com 45 pontos, o Rubro-Negro precisa de apenas um empate nas últimas duas rodadas para não depender de nenhum outro resultado, mas pode se livrar da segunda divisão antes mesmo de entrar em campo.

O Bahia, único time na zona de rebaixamento que ainda pode alcançar o Furacão, não pode vencer o Fluminense no domingo (05). Se tropeçar em casa, o time baiano não chega aos 45 pontos. O Grêmio, outro time que briga para sair do Z4, já não pode mais ultrapassar o Furacão.

Além disso, São Paulo, com 45 pontos, e Juventude, com 43, que estão atrás do Athletico, se enfrentam na segunda-feira. Ou seja, pelo menos um dos concorrentes fica atrás do Furacão depois da penúltima rodada. E ainda tem o Cuiabá, também com 43, que encara o Fortaleza.

De acordo com Tristão Garcia, do site Infobola, o risco de rebaixamento do Athletico é de somente 1%. O matemático destacou ainda no começo do segundo turno que 45 pontos seriam suficientes para qualquer time confirmar a permanência na primeira divisão.

Após a vitória sobre o Cuiabá, o volante Erick manteve os pés no chão e destacou que "matematicamente não tem nada resolvido". "A gente está muito feliz com a vitória, mas matematicamente não tem nada resolvido. A gente precisa, na segunda-feira, sacramentar a nossa permanência contra um adversário dificílimo, que venceu esse mesmo Cuiabá na casa deles", afirmou.

O Athletico volta a campo na Série A na próxima segunda-feira (06), às 19h, para enfrentar os reservas do Palmeiras, na Arena da Baixada.

AGENDA DO ATHLETICO

  • Palmeiras: 06/12 (segunda-feira), às 19h, na Arena da Baixada
  • Sport: 09/12 (quinta-feira), às 21h30, na Arena Pernambuco
  • Atlético-MG: 12/12 (domingo), às 17h30, no Mineirão
  • Atlético-MG: 15/12 (quarta-feira), às 21h30, na Arena da Baixada