Alberto Valentim deixa o Athletico após goleada para o São Paulo

Alberto Valentim não resistiu à goleada sofrida para o São Paulo por 4 a 0, na estreia do Brasileirão, e não é mais o técnico do Athletico

Pedro Melo - 10 de abril de 2022, 21:38

(Geraldo Bubniak/AGB)
(Geraldo Bubniak/AGB)

Alberto Valentim não resistiu à goleada sofrida para o São Paulo por 4 a 0, na estreia do Brasileirão, e não é mais o técnico do Athletico. De acordo com o treinador, a saída foi em comum acordo. Porém, a decisão partiu da diretoria.

"Eu tinha um sonho de ser treinador do Athletico e ser campeão aqui. Triste hoje, mas com sentimento de gratidão pelo presidente do clube, Mario Celso Petraglia. Minha história no clube é só com ele e gratidão mesmo. Quando falo do presidente, ele representa todo o clube. Essa ligação com o Athletico só aumentou no tempo que estive aqui", declarou o treinador, em entrevista coletiva.

Valentim chegou ao Athletico em outubro do ano passado, três semanas depois da saída do português António Oliveira. Ele foi o treinador da equipe rubro-negro na final da Sul-Americana, que terminou com o título após a vitória por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino.

No total, o técnico comandou o Furacão em 28 partidas oficiais, com oito vitórias, oito empates e 12 derrotas, aproveitamento de 38%. Ainda teve a goleada no amistoso contra o América-MG por 4 a 0 e mais duas partidas em que Valentim não esteve na área técnica - empates em 1 a 1 com o Sport na despedida do Brasileirão de 2021 (James Freitas foi o técnico) e o Coritiba na semi do Paranaense (Lucho González comandou a equipe).

Em 2022, Valentim treinou o time em oito partidas, com duas vitórias, três empates e três derrotas. Além da goleada na estreia do Brasileirão, o Rubro-Negro perdeu a Recopa para o Palmeiras, caiu para o rival Coritiba na semifinal do Campeonato Paranaense e começou a Libertadores com empate sem gols diante do Caracas.

Enquanto procura um novo treinador, o Athletico será comandado pelo auxiliar Lucho González. O argentino, que ficou na área técnica no Athletica que Valentim cumpriu suspensão, tem pouco tempo para recuperar a equipe e reencontrar o caminho das vitórias. O Furacão joga na próxima quinta-feira (14), às 19h, contra o The Strongest, pela segunda rodada da Libertadores.

AGENDA DO ATHLETICO

  • The Strongest - quinta-feira (14), às 19h, na Arena da Baixada
  • Atlético-MG - domingo (17), às 18h, na Arena da Baixada
  • Tocantinópolis - quarta-feira (20), às 19h, no Nilton Santos