Athletico bate o São Paulo e volta ao G4 do Brasileirão

O Furacão reagiu após a derrota para o Botafogo e retoma a confiança para o duelo diante do Estudiantes, pela Libertadores.

Vinicius Cordeiro - 31 de julho de 2022, 18:00

(Foto: Gabriel Machado/Agif/Folhapress)
(Foto: Gabriel Machado/Agif/Folhapress)

Com um pênalti perdido pelo zagueiro Thiago Heleno e outro convertido pelo meia Vitor Bueno, que aplicou a lei do ex, o Athletico venceu o São Paulo por 1 a 0. O duelo deste domingo (31) foi válido pela 20ª rodada do Brasileirão 2022 e realizado na Arena da Baixada, em Curitiba.

O goleiro Felipe Alves cometeu a primeira penalidade justamente na partida de estreia pelo Tricolor. Ele dominou mal e acabou derrubando Vitor Roque, que chegou ao quarto penal sofrido pelo Furacão, aos cinco minutos da etapa final. Thiago Heleno soltou uma pancada rasteira, mas viu o goleiro se redimir.

Contudo, Canobbio foi derrubado por Moreira dentro da área e o juiz Marcelo de Lima Henrique assinalou o segundo pênalti. Vitor Bueno foi o cobrador e bateu firme, no lado contrário do goleiro, para definir o triunfo do Athletico.

Além disso, as duas equipes tiveram um gol anulado: Canobbio teve a jogada invalidada por impedimento de Vitor Roque quando o placar ainda estava zerado. Depois, na pressão final do SPFC, Calleri, também em posição ilegal, mandou para as redes. 

TABELA

Com o resultado, o Athletico chegou aos 34 pontos e subiu para a quarta posição do Brasileirão. 

Do outro lado, o São Paulo fica estacionado com 26 pontos e ocupa a 10ª colocação.

PRÓXIMOS JOGOS

Os dois clubes focam nas quartas de finais dos torneios continentais.

O Athletico recebe o Estudiantes na quinta-feira (4), às 21h30, pela Libertadores Fernandinho foi inscrito e está liberado para atuar.

Já na Copa Sul-Americana, o São Paulo vai enfrentar o Ceará na quarta-feira (3), às 19h15, no Morumbi. 

Pelo Brasileirão, o Furacão visita o Atlético-MG no próximo domingo (7), às 19h, no Mineirão. 

Já o São Paulo recebe o Flamengo no sábado (6), às 20h30, no Morumbi. 

ATHLETICO 1 x 0 SÃO PAULO

20ª rodada do Brasileirão 2022

Data, horário e local: domingo (31/07/2022), às 16h, na Arena da Baixada, em Curitiba.

Gol: Vitor Bueno, aos 23 minutos do segundo tempo, em cobrança de pênalti. 

Cartões amarelos: Fernandinho, Thiago Heleno e Léo Cittadini (CAP); Luizão, Felipe Alves e Luciano (SPFC).

Athletico: Bento; Khellven, Matheus Felipe, Thiago Heleno e Abner (Pedrinho); Erick, Fernandinho e Vitor Bueno (Léo Cittadini); Canobbio (Marcelo Cirino), Cuello (Vitinho) e Vitor Roque (Rômulo). Técnico: Felipão.

São Paulo: Felipe Alves; Rafinha, Miranda, Luizão (Calleri) e Moreira; Pablo Maia, Talles (Léo) e Marcos Guilherme (Rodrigo Nestor); Galoppo, Rodriguinho (Igor Gomes) e Nikão (Luciano). Técnico: Rogério Ceni.

Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (CE) foi auxiliado por Bruno Raphael Pires (GO) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE). O árbitro de vídeo foi Rafael Traci (SC).