
Brasil e Argentina jogarão Liga das Nações em 2024, diz vice da Uefa
UOL/Folhapress
17 de dezembro de 2021, 15:00
A Conmebol divulgou o ranking de clubes, utilizado como base para a divisão dos potes nos sorteios da Libertadores. Camp..
Pedro Melo - 17 de dezembro de 2021, 15:50
A Conmebol divulgou o ranking de clubes, utilizado como base para a divisão dos potes nos sorteios da Libertadores. Campeão da Sul-Americana, o Athletico subiu para o 12º lugar, posição suficiente para estar entre os cabeças de chave pela primeira vez na história.
Porém, o regulamento da Libertadores coloca o campeão da Sul-Americana no pote 2, o que tiraria o Athletico do pote dos cabeças de chave. A Conmebol ainda não se pronunciou se vai mudar a regra para a edição de 2022.
Caso o regulamento seja mantido, o Athletico fica no pote 2 ao lado de Corinthians, Libertad, Independiente Del Valle, Universidad Católica, Emelec, Colo-Colo e Vélez Sarsfield. O Rubro-Negro pode cair em qualquer grupo, desde que não tenha brasileiros. Isso aumenta a possibilidade de cair no mesmo grupo de Boca Juniors e River Plate.
Os dois principais times argentinos estão entre os cabeças de chave. Além deles, Palmeiras, atual campeão, Flamengo, Atlético-MG, Nacional-URU, Peñarol e Cerro Porteño também estão no pote 1. O time paraguaio hoje está atrás do Athletico no ranking.
O Red Bull Bragantino, atual vice-campeão da Libertadores, caiu no pote 3, enquanto o Fortaleza, estreante na competição, ficou no pote 4. O último grupo também pode ter Fluminense e América-MG, que jogam a fase preliminar a partir de fevereiro.
O sorteio da fase de grupos da Libertadores acontece em 23 de março. Já o sorteio da fase preliminar será na próxima segunda-feira (20), às 12h (horário de Brasília), no Paraguai.