A Polícia Militar definiu nesta segunda (27), o esquema de segurança para o jogo entre Coritiba e Atlético Paranaense, que acontece na noite de quarta-feira (29) no estádio Couto Pereira, em Curitiba. A escolta da torcida atleticana e dos times e os bloqueios de trânsito foram definidos com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo, da Guarda Municipal, do Ministério Público, dos clubes e das torcidas organizadas.
O policiamento ficará sob a responsabilidade do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM). No dia da partida, a atividade policial será reforçada em toda a cidade, principalmente nos eixos de transporte coletivo. A partir das 19 horas, o policiamento também será maior nas imediações do estádio.
“Algumas questões como a hora da partida e o tempo frio nos fazem estimar que não haverá um público tão grande, mas estaremos preparados para garantir a segurança e a tranquilidade independente do número de pessoas que irão ao Couto Pereira”, diz o subcomandante do 12º BPM, major Alex Erno Breunig.
Segundo o oficial da PM, já está programada a escolta dos dois times e da torcida atleticana, que sairá da Praça Afonso Botelho. “Os torcedores do Coritiba irão diretamente para o estádio e os atleticanos que queiram ser acompanhados pela Polícia Militar até o Couto Pereira devem ir à praça”, acrescenta Breunig. A partir das 13h, os atleticanos começarão a se reunir na praça.
“Orientamos as pessoas para que cheguem cedo e evitem encontros com a torcida adversária. Pedimos também que venham em paz”, diz o diretor da torcida organizada Fanáticos, Gilmar Alves de Lima. “Pedimos para que os torcedores se mantenham longe das confusões e evitem qualquer tipo de atrito”, diz Juliano Rodrigues, presidente da torcida Império Alviverde.
Na reunião também ficou acertada a escolta das torcidas e a participação de outros órgãos de segurança. A Guarda Municipal dará apoio nos terminais, ônibus do transporte coletivo e acompanhará os fiscais da Secretaria de Urbanismo, que farão uma ação contra a venda irregular de produtos nas imediações do estádio. A diretoria do Coritiba proibiu qualquer indumentária de torcida atleticana, sendo permitido, por enquanto, somente entrar com a camisa do time.
Breunig ressalta que a Polícia Militar atuará, além do entorno do estádio, nas praças da área central de Curitiba, nos eixos de deslocamentos de torcedores, terminais de ônibus e estações tubo nas proximidades do Couto Pereira. Qualquer ocorrência registrada a até cinco quilômetros do local do jogo será encaminhada para a Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe).
Cruzamentos nas proximidades do estádio que estarão bloqueados:
Ruas Ubaldino do Amaral x Amâncio Moro
Ruas Mauá x Dr. Muller
Ruas Barão de Guaraúna x Augusto Severo
Ruas Simão Bolívar x Augusto Severo
Ruas Floriano Essenfelder x Alberto Bolliger
Ruas Mauá x Itupava
Ruas 21 de Abril x Floriano Essenfelder
Ruas Ubaldino do Amaral x Floriano Essenfelder
Ruas Pedro R. de Moura x Augusto Severo
Ruas 21 de Abril x Itupava
Com informações da Agência Estadual de Notícias