Austrália vence o Peru nos pênaltis e garante vaga na Copa do Mundo

Após jogo morno, a Austrália se classificou para a Copa do Mundo 2022 com uma vitória nos pênaltis contra o Peru.

Vinicius Cordeiro - 13 de junho de 2022, 17:59

(Divulgação/Fifa World Cup)
(Divulgação/Fifa World Cup)

Após o empate por 0 a 0 durante o tempo normal e a prorrogação, a Austrália venceu o Peru por 5 a 4 na disputa de pênaltis e garantiu vaga na Copa do Mundo 2022, que será realizada no Catar. 

Os dois países acertaram quatro das cinco primeiros cobranças. Boyle errou a primeira cobrança dos australianos, mas Mooy, Goodwin, Hrustic e Maclaren acertaram. Pelos peruanos, Lapadula, Callens, Tapia e Flores converteram enquanto Advincula acertou a trave.

Nos pênaltis alternados, veio a decisão: Mabil acertou pela Austrália e Valera se tornou o vilão do Peru ao ver o goleiro Redmayne, que entrou nos minutos finais da prorrogação, acertar o canto e defender o chute.

No tempo normal e extra, o duelo foi com poucas emoções e de baixa qualidade. As melhores chances foram do Peru e aconteceram no início do segundo tempo da prorrogação. Flores cruzou rasteiro e Cueva bateu para fora. Depois disso, Flores cabeceou na trave australiana.

AUSTRÁLIA ENTRA NO GRUPO DA FRANÇA

Conforme o sorteio dos grupos, os australianos entram no Grupo D e vão encarar a França, atual campeã mundial, Dinamarca e Tunísia. 

A estreia da Austrália na Copa do Mundo será contra a França. O duelo está marcado para o dia 22 de novembro (terça-feira), às 16h. 

Vale lembrar que os australianos vão disputar a Copa do Mundo pela sexta vez na história e a terceira vez seguida. A Austrália disputou as edições de 1974, 2006, 2010, 2014 e 2018. 

Do outro lado, o Peru fica estacionado com cinco participações em Copas - 1930, 1970, 1978, 1982 e 2018. O time comandado pelo técnico Ricardo Gareca tentava a segunda Copa seguida, mas ficou de fora do Mundial do Catar.

OUTRA REPESCAGEM

A última vaga para a Copa do Mundo 2022 será decidida nesta terça-feira (14). Costa Rica e Nova Zelândia definem o último país classificado em jogo marcado para às 15h (horário de Brasília), no Estádio al-Rayyan, no Catar.

GRUPOS DA COPA DO MUNDO 2022

A Copa do Mundo 2022, no Catar, começa no dia 21 de novembro. A final da Copa está marcada para o dia 18 de dezembro.

O sorteio dos grupos da Copa aconteceu no início de abril. Relembre as chaves:

  • Grupo A - Catar, Equador, Holanda e Senegal.
  • Grupo B - Inglaterra, Irã, Estados Unidos e País de Gales.
  • Grupo C - Argentina, Arábia Saudita, México e Polônia.
  • Grupo D - França, Austrália, Dinamarca e Tunísia.
  • Grupo E - Espanha, vencedor da repescagem (Costa Rica x Nova Zelândia), Alemanha e Japão.
  • Grupo F - Bélgica, Canadá, Croácia e Marrocos.
  • Grupo G - Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões.
  • Grupo H - Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul.

O Brasil é o único país que disputou todas as edições de Copa do Mundo (22) e é o maior campeão com os títulos conquistados em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.