Brasil e México já se encontraram quatro vezes em Copas do Mundo

Francielly Azevedo e Roger Pereira


O Brasil enfrenta o México nesta segunda-feira (2), às 11h (de Brasília), em Samara, na Rússia, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Essa será a quinta vez que as duas seleções se encontram em mundiais. No histórico, os mexicanos são “fregueses” dos brasileiros e os encontros foram sempre na fase de grupos.

Em 1950, na Copa realizada no Brasil, a seleção canarinho goleou os muchachos por 4 a 0. Quatro anos depois, no mundial na Suíça, outra goleada aplicada pelos brasileiros: 5 a 0.

Em 1962, na Copa do Chile, quando o Brasil foi bicampeão, aplicou 2 a 0 nos mexicanos.

O encontro mais recente foi em 2014, na Copa disputada no Brasil. O duelo terminou em empate sem gols fechando a fase de grupos.

No geral, as duas equipes se enfrentaram 39 vezes, também com domínio brasileiro. Foram 22 vitórias do Brasil, dez do México e sete empates.

O último confronto foi um amistoso em 2015 no Allianz Parque, em São Paulo. Com gols de Diego Tardelli e Philippe Coutinho, o Brasil venceu por 2 a 0.

Mas o México também já protagonizou derrotas doídas para a seleção. Na final das Olimpíadas de Londres, em 2012, os mexicanos venceram por 2 a 1 e adiaram o sonho do ouro olímpico. Thiago Silva, Marcelo e Neymar estavam em campo naquela final.

Em jogos oficiais, o Brasil também perdeu para o México em partidas da fase de grupos da Copa América de 2007, e da Copa das Confederações de 2005 (mas acabou campeão dessas duas competições), e nas finais da Copa Ouro de 2003, Copa das Confederações de 1999 e Copa Ouro de 1996.

A partida vale vaga nas quartas de final do mundial. Quem vencer avança. Em caso de empate no tempo regulamentar, o duelo segue para prorrogação de 30 minutos. Se a igualdade persistir, a decisão será nos pênaltis.

Previous ArticleNext Article
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="533743" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]