Esportes
Brasil perde para a Croácia nos pênaltis e dá adeus ao sonho do hexa da Copa do Mundo

Brasil perde para a Croácia nos pênaltis e dá adeus ao sonho do hexa da Copa do Mundo

Seleção brasileira empatou em 1 a 1, mas perdeu nos pênaltis por 4 a 2 e terá que esperar até 2026 para buscar o sexto título

Pedro Melo - sexta-feira, 9 de dezembro de 2022 - 14:50

O sonho do hexa da seleção brasileira na Copa do Mundo ficou para 2026. O Brasil empatou com a Croácia em 0 a 0 no tempo normal, 1 a 1 na prorrogação, mas perdeu nas penalidades máximas por 4 a 2.

Depois de 90 minutos sem bola na rede, o time brasileiro abriu o placar em um belo gol de Neymar no último lance do primeiro tempo da prorrogação. No entanto, Petkovic contou com desvio de Marquinhos e deixou tudo igual faltando menos de cinco minutos para o fim.

Já nos pênaltis, a Croácia teve 100% de aproveitamento nas quatro cobranças e o Brasil perdeu a primeira com Rodrygo, que parou em Livakovic, e a última com Marquinhos, que acertou a trave.

Essa é a sexta vez seguida que o Brasil perde para uma seleção europeia no mata-mata da Copa do Mundo. A última vitória aconteceu na final de 2022, quando bateu a Alemanha por 2 a 0 e conquistou o penta.

Ainda sem o lateral-esquerdo Alex Sandro, o técnico Tite repetiu a mesma escalação que goleou a Coreia do Sul nas oitavas de final. Porém, o panorama do primeiro tempo foi bem diferente e a seleção brasileira encontrou dificuldades para sair da marcação croata.

A Croácia foi a primeira seleção que não ficou apenas no campo de defesa do Brasil e deu um susto nas bola aéreas. Mesmo assim, o goleiro Alisson não teve muito trabalho nos primeiros 45 minutos.

Do outro lado, o Brasil teve poucos momentos de ataque, principalmente com Vinícius Júnior. Neymar ainda levou perigo em cobrança de falta, mas o goleiro Livakovic defendeu sem nenhum problema.

A seleção brasileira voltou com uma postura diferente para a etapa final e criou duas chances em três minutos. Primeiro, Éder Militão cruzou rasteiro na área, Gvaridol desviou contra a própria meta e Livakovic salvou com a perna. Logo depois, Neymar chutou mascado, Vinicius Júnior pegou a sobra e finalizou em cima do goleiro.

O Brasil teve uma nova oportunidade de gol em jogada rápida. Aos nove minutos, Richarlison girou em cima do zagueiro e tocou para Neymar dentro da área. O camisa 10 chutou sem equilíbrio e Livakovic defendeu novamente com a perna.

Para furar a defesa croata, Tite mudou os dois pontas e colocou Antony e Rodrygo nos lugares de Raphinha e Vinicius Júnior, respectivamente. E Rodrygo quase participou da jogada do gol. Aos 21, o atacante tocou para o meio da área, Lucas Paquetá ficou com a sobra após bate e rebate e o goleiro fez mais uma boa defesa.

Aos 35 minutos, Lucas Paquetá arriscou mais um chute e Livakovic defendeu mais uma vez. Pouco tempo depois, a última mudança do Brasil no tempo normal foi a entrada de Pedro no lugar de Richarlison.

O primeiro tempo da prorrogação teve a seleção brasileira com a bola no campo de ataque e a Croácia apenas se defendendo. Em uma das raras chances, Neymar tabela com Lucas Paquetá dentro da área, driblou Livakovic e chutou no alto para estufar a rede.

Com o gol no último minuto, Tite reforçou a marcação para a segunda etapa e colocou Alex Sandro e Fred. Porém, os croatas foram para o ataque e aproveitaram a defesa brasileira aberta para empatar. Aos 11 minutos, Petkovic chutou de primeira de dentro da área, a bola desviou em Marquinhos e entrou.

FICHA TÉCNICA – CROÁCIA (4) 1X1 (2) BRASIL

Data, horário e local: sexta-feira (09), às 12h (horário de Brasília), no Education City Stadium, em Doha, no Catar.

Croácia: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa (Budimir); Modric, Brozovic (Orsic) e Kovacic (Majer); Pasalic (Vlasic), Kramaric (Petkovic) e Perisic. Técnico: Zlatko Dalic.

Brasil: Alisson; Eder Militão (Alex Sandro), Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred) e Neymar; Raphinha (Antony), Richarlison (Pedro) e Vinicius Júnior (Rodrygo). Técnico: Tite.

Gols: Neymar (BRA), aos 15′ do primeiro tempo da prorrogação, e Petkovic (CRO), aos 11′ do segundo tempo.

Cartões amarelos: Danilo, Casemiro e Marquinhos (BRA); Brozovic (CRO).

Compartilhe