Brasil vence a Suíça com golaço de Casemiro e se classifica às oitavas da Copa do Mundo

Seleção brasileira carimba a vaga para o mata-mata e agora busca confirmar a liderança do Grupo G na última rodada contra Camarões

O Brasil encontrou dificuldades, mas bateu a Suíça por 1 a 0 e conseguiu a classificação antecipada para as oitavas de final da Copa do Mundo. O gol da vitória foi marcado pelo volante Casemiro, que acertou um belo chute no ângulo esquerda.

A seleção brasileira é apenas a segunda classificada para o mata-mata. A outra foi a França, que goleou a Austrália na estreia por 4 a 1 e ganhou da Dinamarca por 2 a 1.

A última partida do Brasil na fase de grupos é contra Camarões, que soma apenas um ponto, na próxima sexta-feira (02), às 16h. O outro jogo da chave é entre Sérvia, também com um ponto, e Suíça.

Sem Danilo e Neymar, o técnico Tite optou por colocar Éder Militão improvisado na lateral-direita e Fred no meio-campo. Durante o primeiro tempo, a seleção brasileira teve mais posse de bola, mas encontrou dificuldades para furar a defesa sauíça.

A melhor chance do Brasil aconteceu aos 27 minutos. Raphinha recebeu na ponta direita e inverteu a jogada com um belo lançamento. Vinicius Júnior dominou, chutou mascado e Sommer espalmou pela linha de fundo.

Ainda no intervalo, Tite trocou na armação com a entrada de Rodrygo no lugar de Lucas Paquetá. Aos 12 minutos, Rodrygo armou rápida jogada para Vinicius Júnior na ponta esquerda. O camisa 20 cruzou de três dedos, Richarlison se esticou todo e não alcançou a bola por muito pouco.

A segunda mudança na seleção brasileira foi Bruno Guimarães na vaga de Fred. E o Brasil seguiu mais no ataque e apostou nas jogadas de velocidade. Aos 19 minutos, Vinicius Júnior mandou a bola para o fundo da rede, mas o gol foi anulado por impedimento de Richarlison durante a jogada.

Durante a etapa final, a seleção brasileira cresceu ainda mais na partida e conseguiu o gol da vitória aos 38 minutos. Vinicius Júnior encontrou Rodrygo, que tocou de primeira para Casemiro. O camisa 5 chutou com força no ângulo esquerdo e não deu a menor chance para o goleiro Sommer.

O gol deu tranquilidade para o Brasil, que não correu nenhum risco de tomar o empate. O segundo poderia ter saído nos acréscimos, mas Rodrygo foi travado pelo zagueiro na hora da finalização.

FICHA TÉCNICA – BRASIL 1X0 SUÍÇA 

Data, horário e local: segunda-feira (28), às 13h (horário de Brasília), no 974 Stadium, em Doha, no Catar.

Brasil: Alisson; Éder Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro (Alex Telles); Casemiro, Fred (Bruno Guimarães) e Lucas Paquetá (Rodrygo); Raphinha (Antony), Richarlison (Gabriel Jesus) e Vinicius Júnior. Técnico: Tite.

Suíça: Sommer; Widmer (Frei), Schär, Akanji e Ricardo Rodriguez; Freuler e Xhaka; Rieder (Steffen), Sow (Aebischer) e Vargas (Fernandes); Embolo (Seferovic). Técnico: Murat Yakin.

Gol: Casemiro (BRA), aos 38′ do segundo tempo.

Cartões amarelos: Rieder (SUI); Fred (BRA).