Vôlei: Brasil vira sobre os Estados Unidos e fica perto das quartas de final

A seleção masculina de vôlei superou Estados Unidos no quarto jogo das Olimpíadas de Tóquio e deu importante passo para ..

Vinicius Cordeiro - 30 de julho de 2021, 01:35

Julio Cesar Guimarães/COB
Julio Cesar Guimarães/COB

A seleção masculina de vôlei superou Estados Unidos no quarto jogo das Olimpíadas de Tóquio e deu importante passo para a classificação às quartas de final. Considerado favorito para a medalha de ouro, o Brasil sofreu no primeiro set e melhorou a produção para vencer de virada por 3 sets a 1  - 30 x 32, 25 x 23, 25 x 21 e 25 x 20.

Com o resultado, os homens evitam o drama vivido nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Em 2016, o time teve que jogar a vida contra a França no fim da primeira fase após perder para os EUA e Itália. No fim das contas, a seleção brasileira reagiu no torneio e alcançou o topo do pódio. Para garantir vaga na próxima fase, basta tropeços de Argentina ou França para Tunísia e Rússia, respectivamente.

"Foi nosso melhor jogo de saque, equiparamos logo e fizemos pressão no adversário. Aí complica para qualquer equipe", avaliou Lucão em entrevista ao SporTV.

A partida começou com os norte-americanos abrindo 5 a 0 no placar, mas os brasileiros conseguiram reagir após parada solicitada pelo técnico Renan Dal Zotto. O Brasil chegou a ter set point duas vezes, mas foi mal no bloqueio e na defesa. No fim, acabou perdendo por 32 a 30.

A sorte foi melhor no segundo set, apesar da oscilação da amarelinha. Com destaques para ace de Leal, ótimo bloqueio de Bruninho e cravada de Lucão, o Brasil conseguiu o 25 a 23.

A seleção brasileira de vôlei seguiu bem e teve o melhor desempenho no terceiro set para virar o jogo. O time abriu ótima vantagem e com direito a dois aces seguidos de Lucarelli, o placar terminou 25 a 21.

No último set, Wallace deslanchou e viveu o melhor momento das Olimpíadas até aqui. Junto com bons momentos de Lucarelli, a equipe mostrou força mental e não deixou os Estados Unidos descontarem a vantagem. No fim das contas, 25 a 20 e o terceiro triunfo brasileiro em Tóquio.

O Brasil volta à quadra contra o Japão no próximo sábado (31), às 23h05 (horário de Brasília). Já os Estados Unidos enfrentam a Argentina no domingo, às 9h45.

Neste momento, a seleção brasileira aparece em segundo lugar do Grupo 2 com oito pontos. A Rússia, com nove, lidera a chave.

BRASIL SE GARANTE NAS QUARTAS DE TÓQUIO - VEJA O CALENDÁRIO 

Confira a lista de jogos do vôlei masculino nas Olimpíadas de Tóquio:

  • Brasil x França: no sábado (31 de julho), às 23h05.
  • Quartas de final: 2 e 3 de agosto
  • Semifinais: 5 de agosto
  • Disputa pelo 3º lugar: 7 de agosto
  • Final: 7 de agosto

Todos os jogos de vôlei do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio têm transmissão da Rede Globo, do SporTV e do BandSports.

Vale lembrar que a seleção brasileira masculina de vôlei já conquistou três medalhas de ouro – nos Jogos de Barcelona, em 1994, Atenas, em 2004 e 2016, no Rio de Janeiro. Ou seja, o time comandado por Renan Dal Zotto busca a quarta medalha de ouro. Já a seleção feminina soma duas medalhas de ouro, conquistando o lugar mais alto do pódio em Pequim (2008) e Londres (2012).