Brasil vence Uruguai na estreia da Copa América Masculina de Basquete

Jorge de Sousa

Brasil - Uruguai - Petrovic - Copa América de Basquete - São José dos Pinhais

A seleção brasileira começou com vitória sua campanha na Copa América de Basquete. A equipe comandada por Aleksandar Petrovic bateu o Uruguai por 83 a 72 na noite desta sexta-feira (21), em duelo realizado no Ginásio Max Rosenmann, em São José dos Pinhais.

Mesmo em véspera de feriado e com forte chuva, o Ginásio Max Rosenmann contou com excelente público, que praticamente lotou os 4.500 lugares do espaço em São José dos Pinhais.

Os destaque do Brasil na partida foram os alas Leo Demétrio (15 pontos e 4/8 nas bolas de três) e Jhonathan (15 pontos e nove rebotes), além do pivô Rafael Mineiro (duplo-duplo com 13 pontos e 11 rebotes).

Já do lado uruguaio os destaques foram os armadores Bruno Fitipaldo (19 pontos) e Luciano Parodi (18 pontos e 4/8 nos chutes de três pontos.

REVANCHE JÁ NA SEGUNDA

O Uruguai terá a chance de dar o troco na seleção brasileira já nesta segunda-feira (24). As equipes voltam a se enfrentar pela segunda rodada do Grupo B da Copa América de Basquete, com o duelo sendo realizado em Montevidéu.

A partida irá começar às 21h, tendo transmissão do SporTV 2. Após esse confronto, o Brasil só irá entrar em quadra em novembro, quando irá receber (ainda sem sedes definidas) as seleções do Paraguai e do Panamá.

VITÓRIA SUADA

Brasil - Uruguai - Petrovic - Copa América de Basquete - São José dos Pinhais
Uruguai incomodou o Brasil, principalmente no primeiro tempo, com um forte jogo do perímetro. (Thierry Gozzer/CBB)

O Brasil iniciou dominante a partida, com um arrancada de nove pontos sem resposta, chegando a abrir 15 x 3 no marcador. Só que Parodi anotou 16 pontos na parcial e comandou a reação uruguaia, que ainda contou com 5/7 nos arremessos de três, virando o placar para 23 a 22 ao final do período.

O segundo quarto foi dominado pelas defesas. Ao invés dos 45 pontos anotados na primeira parcial, apenas 30 foram computados nesse período pautado pelo equilíbrio e decidido somente nos minutos finais. Com o placar apertado, Leo Demétrio converteu duas bolas de três nos minutos finais e o Brasil foi para o intervalo com um ponto de vantagem.

O terceiro quarto foi o mais consistente do Brasil na partida. Com uma arrancada de sete pontos seguidos e Jhonathan finalizando a parcial com oito pontos anotados, a seleção brasileira conseguiu recolocar dez pontos de vantagem no marcador, fechando o período com 28 x 23.

O Uruguai tentou reagir no início da última parcial, chegando a diminuir o marcador para apenas quatro pontos. Mas a seleção brasileira recuperou seu ritmo, finalizando a partida com uma arrancada de 14 a 7 para garantir a vitória na estreia da competição.

Previous ArticleNext Article