Campeonato Paranaense 2021: veja a fórmula, campeões e os jogos da 1ª rodada

Redação

campeonato paranaense estadual

O Campeonato Paranaense 2021 vai começar! Com 12 clubes na Primeira Divisão, a fórmula do Estadual criado em 1915 será a mesma do ano passado.

Todos jogam contra todos na primeira fase (11 jogos de cada clube). Por terem tido as melhores campanhas na última edição, Athletico, Coritiba, FC Cascavel, Cianorte, Operário-PR e Londrina fazem seis jogos em casa e têm vantagem sobre Cascavel CR, Maringá, Paraná Clube, Rio Branco e Toledo.

Os oito melhores avançam às quartas de final e os dois piores serão rebaixados. O mata-mata começa no dia 21 de abril, com chaveamento já definido: o primeiro lugar da primeira fase joga contra o oitavo; o segundo lugar pega o sétimo; terceiro enfrenta o sexto e o quarto encara o quinto.

As semifinais e as finais do Campeonato Paranaense 2021 têm jogos de ida e volta. A definição do campeão será nos dias 16 e 23 de maio.

Vale lembrar que o torneio está mantido mesmo com o lockdown determinado pelo governo estadual devido à pandemia de Covid-19. O campeonato, logicamente, é disputado sem torcida nos estádios.

MAIORES CAMPEÕES ESTADUAIS

O Coritiba lidera a lista com 38 títulos. Já o Athletico, atual tricampeão, soma 26 taças. O extinto Ferroviário tinha oito troféus.

Em seguida, vem Paraná Clube e Britânia (também extinto) com sete troféus cada. Londrina, quatro vezes campeão, é seguido por Grêmio Maringá e Palestra Itália, que têm três títulos cada.

Na edição atual, vale destacar que o Azuriz faz sua estreia na elite do Campeonato Paranaense. O time de Pato Branco conseguiu o título da Divisão de Acesso vencendo o Maringá, que volta à Primeira Divisão após ter sido rebaixado em 2019.

JOGOS DA PRIMEIRA RODADA DO CAMPEONATO PARANAENSE 2021

Três jogos acontecem hoje:

Cianorte x Athletico-PR – 17h15 deste sábado no estádio Albino Turbay. 

Londrina x Maringá – 19h15, no estádio do Café. 

FC Cascavel x Paraná Clube – CANCELADO

Coritiba x Cascavel CR – 16h deste domingo (28/02/2021), no estádio Couto Pereira.

Toledo x Rio Branco – 16h deste domingo (28/02/2021), no estádio 14 de dezembro.

Operário x Azuriz – 16h deste domingo (28/02/2021), no estádio Germano Krüger.

O Campeonato Paranaense será transmitido pela Rede Massa, que desembolsou R$ 5 milhões para exibir as partidas aos sábados e terças. Além disso, os clubes podem exibir jogos nas próprias plataformas de streaming.

Previous ArticleNext Article