Após salvar o Rio Branco, técnico Paulo Massaro inicia curso da Licença A da CBF

Após salvar o Rio Branco do rebaixamento para a 2ª do Campeonato Paranaense, o técnico Paulo Massaro deu inicio ao curso da Licença A da CBF Academy

Após salvar o Rio Branco do rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Paranaense, o técnico Paulo Massaro deu inicio ao curso da Licença A da CBF Academy, que é um dos principais certificados nacionais entre os técnicos de futebol e profissionais que trabalham na área técnica.

A ideia do certificado é reciclar e aperfeiçoar os conhecimentos para aplicar na metodologia dos trabalhos realizados nos clubes. Além disso, a Licença A deixa qualquer profissional apto a comandar times em qualquer cenário nacional brasileiro, inclusive, Serie A e B do Brasileirão.

“O curso está sendo fantástico. Muito conteúdo e também tenho encontrado muitos amigos aqui, ex-atletas da época que joguei, treinadores, colegas de profissão que a gente já enfrentou… O networking está sendo incrível, a troca de experiências, de informações, tudo isso é muito legal. Nada mais é do que uma atualização, encontrar velhos amigos, fazer novas amizades, se atualizar e, com certeza, aprender muito com esses profissionais, que são extremamente capacitados”, afirmou o treinador.

Sob comando do técnico Paulo Massaro, o Rio Branco conquistou três vitorias em quarto partidas. Ele ficou à frente da equipe por 23 dias e, neste período, tiveram um aproveitamento de 75%, com 9 gols pró(2,25 gol/jogo) e apenas 3 gols sofridos(0,75 gol/jogo). Antes da chegada do Paulo Massaro, o aproveitamento do Rio Branco nas 7 primeiras partidas era de 14,2%, com 5 gols pró (0,71 gol/jogo) e 16 gols contra(2,28 gol/jogo).

Massaro possui algumas passagens pelo Paraná na carreira(tanto como atleta quanto como técnico). Como técnico, passou pelo Prudentópolis, em 2018, e o Rio Branco, agora em 2022. A passagem pelo Prudentópolis também ficou marcada por salvar o Rio Branco do rebaixamento para a segunda divisão, quando venceu um concorrente direto do Leão na ultima rodada da primeira fase do Paranaense daquele ano.

Como atleta, Massaro passou pelo Paraná Clube, em 2008, pelo próprio Rio Branco e pelo Irati, ambos em 2007. Esta passagem de Massaro pelo Rio Branco como atleta foi marcada pelo gol que anotou contra o Avaí, na Copa do Brasil, em plena Ressacada. Posteriormente, fez mais um gol e deu duas assistências contra o Vila nova, também na Copa do Brasil, mas o time teve um problema de BID e foi desclassificado. Foi a única participação do time na Copa do Brasil e, posteriormente, a torcida fez uma votação no ano do centenário elegendo Massaro como o melhor jogador do século. Massaro fez 7 gols naquele ano pelo clube. Pelo Paraná, em 2008, foram 3 gols em 6 jogos.