Cartola FC: Dicas para fazer 100 pontos na 1ª rodada do Brasileiro

Jorge de Sousa

Cartola FC: Dicas para fazer 100 pontos na 1ª rodada do Brasileiro

O Campeonato Brasileiro começa neste sábado (29) e com ele também retorna o Cartola FC, principal fantasy game do futebol nacional.

Neste ano, o mercado do Cartola FC vai fechar meia hora antes do primeiro jogo da rodada, sendo possível realizar alterações nos times até às 18h30 deste sábado.

Vale lembrar que todos os times começam com C$ 100. Mas para armar um time competitivo durante a temporada é necessário pelo menos C$ 170.

Nesse texto, vamos montar um time com foco na pontuação, estratégia que na primeiras rodadas pode custar ganho de cartoletas, mas em compensação pode dar um gás nas ligas de pontos corridos e mata-mata.

Caso seu foco seja a valorização de patrimônio nessas rodadas iniciais, confira as dicas de escalação para ganhar importantes cartoletas na primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

COMO GANHAR CARTOLETAS NA 1ª RODADA DO CARTOLA FC?

Flamengo vira contra Vélez Sarsfield e começa Libertadores com vitória
Gabriel está com cotação elevada nesse início do Cartola FC e por isso é um investimento de risco nessa primeira rodada (Marcelo Cortes/Flamengo)

A primeira rodada do Cartola FC tem um sistema simples de valorização. Cada jogador irá aumentar seu valor se pontuar 46% do seu preço em cartoletas.

Ou seja, para saber se determinado jogador irá valorizar é preciso pegar o valor inicial e multiplicar por 0,46.

Por isso, é importante entender o risco de apostar em atletas que custam mais do que C$ 15, pela baixa probabilidade de pontuarem acima da valorização.

Um exemplo é o atacante Gabriel do Flamengo. O atleta começa a temporada cotado a C$ 22 e precisa pontuar 10,2 para não negativar.

Já o atacante Gilberto do Bahia está cotado a C$ 5 e precisa pontuar apenas 2,3 para não gerar prejuízo.

DICA DE TIME PARA ANOTAR 100 PONTOS NA RODADA

Guilherme Arana está na ‘xepa’ dessa primeira rodada e é uma das apostas imperdíveis nesse fim de semana (Pedro Souza/Agência Galo/Atlético)

Escalação montada no esquema 4-3-3 com custo total do time C$ 94

GOLEIRO: Walter (C$ 5)

Depois de sete temporadas, Walter deixou a reserva do Corinthians para assumir a meta do Cuiabá. Sempre que entrava no lugar de Cássio, o goleiro mostrava bom trabalho, inclusive no Cartola FC. No duelo contra o Juventude na Arena Pantanal, uma pontuação baixa já garante valorização ao arqueiro.

LATERAIS: Guilherme Arana (C$ 9) e Abner Vinícius (C$ 8)

Para os estreantes no Cartola FC, vale ressaltar que não é preciso colocar um lateral-direito e um lateral-esquerdo, tendo a possibilidade de colocar dois atletas da mesma posição.

Guilherme Arana vive excelente fase, sendo um dos principais atletas do Atlético-MG. Com toda certeza o lateral vai terminar a temporada entre os jogadores mais caros da posição, então aproveite o momento para escalar e ganhar cartoletas com Arana.

Abner é um dos melhores laterais jovens do futebol brasileiro e tem grande participação nas tramas ofensivas do Athletico. Contra o América-MG na Arena da Baixada, boas chances também de manutenção do saldo de gols para o atleta.

ZAGUEIROS: Lucas Ribeiro (C$ 5) e Miranda (C$ 8)

O Internacional tem teoricamente um dos confrontos mais favoráveis da rodada, contra o instável Sport no Beira-Rio. Por isso, apostando no saldo de gols em um zagueiro que custa apenas cinco cartoletas deixa Lucas Ribeiro como uma boa aposta.

Já Miranda tem demonstrado grande nível no retorno ao São Paulo. Líder da defesa de Hernán Crespo, o zagueiro provavelmente vai subir de valor durante o Campeonato Brasileiro e por isso é uma boa pedida para valorização nessa rodada.

MEIAS: Rodriguinho (C$ 10), Luan (C$ 6) e Arrascaeta (C$ 15)

Rodriguinho conseguiu recuperar sua melhor forma nos últimos meses. O meia é o cobrador oficial de pênaltis do Bahia e contra o ainda irregular Santos de Fernando Diniz, pode ser um dos líderes de pontuação do fim de semana.

A última temporada foi decepcionante para Luan, para o Corinthians e também para os cartoleiros. O atacante foi um grande pontuador no fantasy durante a passagem pelo Grêmio, mas tem conseguido bons jogos nesse início de temporada. O valor baixo dá um alto atrativo para essa rodada.

Já Arrascaeta é um verdadeiro ‘relógio’ para os cartoleiros, visto que o uruguaio tem grande participação nos gols do Flamengo. O duelo contra o Palmeiras é difícil e o custo do meia é alto, mas se o foco é pontos, o atleta entrega para os cartoleiros.

ATACANTES: Gilberto (C$ 5),  Yuri Alberto (C$ 6) e Hulk (C$ 13)

Gilberto é o artilheiro do Bahia nas últimas temporadas e custando apenas cinco cartoletas é uma oferta imperdível nessa primeira rodada do Cartola FC.

Yuri Alberto foi um dos principais artilheiros do Internacional na última temporada e com custo de apenas seis cartoletas também é uma aposta obrigatória nessa primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Por fim, Hulk vem em grande fase pelo Atlético-MG e tem um duelo teoricamente favorável contra o Fortaleza no Mineirão. Aposta arriscada, mas com boas chances de recompensa alta.

TÉCNICO: Dado Cavalcanti (C$ 4)

O Bahia vem atuando em bom nível nessa temporada e muito disso passa pelo trabalho de Dado Cavalcanti. O time venceu a Copa do Nordeste e ainda mantém chances de classificação na Copa Sul-Americana. Contra o Santos em Salvador, boas chances de vitória e também de valorização.

BANCO DE RESERVAS

Uma das principais novidades do Cartola FC nesta temporada é o banco de reservas. O cartoleiro poderá escolher um atleta por posição, desde que o valor dele seja igual ou menor que o titular mais barato.

Caso o atleta titular não jogue, o atleta reserva automaticamente será escalado e os pontos e cartoletas somadas ou decrescidas serão computadas ao final da rodada.

A escalação desses atletas para o banco de reservas não é obrigatória.

De acordo com o time bom e barato, nossas dicas para o banco de reservas será em Cleiton (Red Bull Bragantino), Raul Gustavo (Corinthians), Moisés (Internacional), Pepê (Cuiabá) e Vitinho (Athletico).

LEIA MAIS: Coritiba tem caso de Covid-19 antes da estreia na Série B

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="767078" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]