Cartola FC: Dicas para pontuação alta na 1ª rodada do Brasileiro

O Campeonato Brasileiro 2022 começa neste sábado (9) e com ele também retorna o Cartola FC, principal fantasy game do futebol nacional.

Jorge de Sousa - 09 de abril de 2022, 02:51

Pedro Souza/Atlético
Pedro Souza/Atlético

Campeonato Brasileiro 2022 começa neste sábado (9) e com ele também retorna o Cartola FC, principal fantasy game do futebol nacional.

Assim como na temporada passada, o mercado do Cartola FC vai fechar meia hora antes do primeiro jogo da rodada, sendo possível realizar alterações nos times até às 16h deste sábado.

Vale lembrar que todos os times começam com C$ 100. Mas para armar um time competitivo durante a temporada é necessário pelo menos C$ 170.

Mas uma novidade para essa edição é que os cartoleiros que eventualmente percam cartoletas durante a competição poderão em uma oportunidade retornar seu saldo para C$ 100 cartoletas.

Nesse texto, vamos montar um time com foco na pontuação, estratégia que na primeiras rodadas pode custar ganho de cartoletas, mas em compensação pode dar um gás nas ligas de pontos corridos e mata-mata.

Caso seu foco seja a valorização de patrimônio nessas rodadas iniciais, confira as dicas de escalação para ganhar importantes cartoletas na primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

COMO GANHAR CARTOLETAS NA 1ª RODADA DO CARTOLA FC?

Na primeira rodada do Cartola FC, os cartoleiros precisam do auxílio de uma equação para saber quais jogadores têm maior potencial de valorizarem ou não.

A conta é simples: valor do jogador * 0,45 = pontuação necessária para valorizar.

Vamos a alguns exemplos:

Gabriel e Raphael Veiga são os dois jogadores mais caros do Cartola FC nessa primeira rodada.

Com base na equação, Gabriel precisa de exatos 9 pontos (20 * 0,45 = 9) e Raphael Veiga de 8,55 pontos (19 * 0,45 = 9) para valorizarem. Ambas, pontuações altas.

Agora do outro lado da moeda. Paulo Henrique Ganso e Alef Manga custam exatas C$ 6 e ambos fazem um bom início de temporada com Fluminense e Coritiba, respectivamente.

Utilizando a equação novamente, Ganso e Manga precisam de apenas 2,7 pontos para valorizarem ao final da rodada (19 * 0,45 = 2,7), uma pontuação muito mais fácil de ser obtida do que para Gabriel e Raphael Veiga.

CONFIRA O TIME COM FOCO EM PONTUAÇÃO NA 1ª RODADA DO CARTOLA FC

Escalação montada no esquema 4-3-3 com custo total do time C$ 97

GOLEIRO: Max Walef (C$ 2)

Com a lesão de Fernando Miguel, Max Walef aproveitou a oportunidade e se firmou como titular no Fortaleza. O Leão da Pici tem mostrado uma defesa sólida na temporada ao sofrer apenas 11 gols em 16 jogos, dando ao goleiro boas chances de manutenção do bônus do saldo de gol ao fim da rodada.

LATERAIS: Warley (C$ 4) e Guilherme Arana (C$ 17)

Por mais que o saldo de gols seja um requisito muito importante para os defensores, a capacidade ofensiva também é um atributo a ser levado em consideração para escalar a posição.

Nessa rodada vamos de Warley e Guilherme Arana, ambos jovens laterais e com boa presença no ataque. No Campeonato Paranaense, Warley marcou um gol e deu duas assistências - uma no primeiro jogo da final entre Coritiba e Maringá FC.

Já Guilherme Arana foi uma 'máquina de pontuação' na última edição do Cartola FC e segue sendo uma das principais armas ofensivas do Atlético-MG nessa temporada.

ZAGUEIROS: Manoel (C$ 5) e Murilo (C$ 8)

Fluminense e Palmeiras tem se notabilizado pela solidez defensiva como mandantes nesse início de temporada.

Sob o comando de Abel Braga, o Fluminense sofreu 4 gols em 10 jogos, enquanto o Palmeiras teve as redes vazadas em 2 vezes em 9 partidas com Abel Ferreira no banco.

Dessa forma, a aposta em Manoel e Murilo para a rodada deste fim de semana parece ser econômica aos cofres e com potencial de pontos e valorização ao final da rodada.

MEIAS: Patrick de Paula (C$ 6), Gustavo Scarpa (C$ 8) e Yago Pikachu

Patrick de Paula fará sua estreia no Botafogo com um Engenhão lotado frente ao Corinthians. Sob o comando de Luis Castro, Patrick deve ter uma participação ainda mais ofensiva do que quando defendia as cores do Palmeiras, o que com a instabilidade da defesa do Corinthians pode ser uma boa aposta para o fim de semana.

Já Gustavo Scarpa foi poupado no confronto contra o Deportivo Táchira e volta para a equipe do Palmeiras neste fim de semana frente ao Ceará. Scarpa segue como responsável pelas bolas paradas do Palmeiras, além de ser um jogador que arrisca muitas finalizações de média distância durante os jogos.

Por fim, quem joga o Cartola FC nas últimas temporadas sabe que Yago Pikachu é um dos principais pontuadores do jogo. Seja na lateral, na ala ou como meia direita, Pikachu pisa muito no ataque e ainda é responsável pelas cobranças de pênalti do Fortaleza. Custando C$ 10, aposta obrigatória.

ATACANTES: Alef Manga (C$ 6), Germán Cano (C$ 11) e Hulk (C$ 16)

Alef Manga foi decisivo para o Coritiba no mata-mata do Campeonato Paranaense, ao marcar três gols nas semifinais contra o Athletico e mais um contra o Maringá FC nas finais. Se a boa fase não tem impressionar, lembre que Manga ainda pode invocar a temida 'Lei do Ex' contra o Goiás neste fim de semana.

Por fim, Germán Cano caiu como uma luva no ataque do Fluminense. O centroavante marcou oito gols em 15 jogos nesta temporada, incluindo três redes balançadas nas finais do Campeonato Carioca. Números que dão ao atacante uma escalação obrigatória nesta rodada.

Hulk foi uma escalação praticamente obrigatória para a temporada 2021 do Cartola FC e isso não deve mudar para esse ano. O atacante segue como peça principal do forte ataque do Atlético-MG e por isso, quem quiser focar em pontos desde a primeira rodada, não pode deixar de lado o 'super-herói' do Galo.

TÉCNICO: Gustavo Morínigo (C$ 4)

O Coritiba conquistou o Campeonato Paranaense após cinco anos e se notabilizou por marcar muitos gols nessa disputa. Frente ao Goiás no Couto Pereira, chance novamente do trio de ataque formado por Igor Paixão, Alef Manga e Léo Gamalho pontuar e ajudar na pontuação do técnico.

BANCO DE RESERVAS

O Cartola FC manteve o banco de reservas presente para essa edição do fantasy game. O cartoleiro poderá escolher um atleta por posição, desde que o valor dele seja igual ou menor que o titular mais barato.

Caso o atleta titular não jogue, o atleta reserva automaticamente será escalado, caso sua pontuação seja maior que 0, ou seja, caso não negative ao final da rodada.

A escalação desses atletas para o banco de reservas não é obrigatória.

De acordo com o time bom e barato, nossas dicas para o banco de reservas será em Diego (São Paulo), Landázuri (Fortaleza), Pablo Maia (São Paulo) e Igor Paixão (Coritiba).

LEIA MAIS: Vasco da Gama empata com Vila Nova na abertura da Série B