Cartola FC: Escalação e dicas para pontos e cartoletas na 11ª rodada do Brasileiro

Jorge de Sousa

Cartola FC: Escalação e dicas para pontos e cartoletas na 11ª rodada do Brasileiro

A décima rodada do Campeonato Brasileiro foi decepcionante para os cartoleiros e a 11ª rodada do Cartola FC também se mostra complicada para ganhar cartoletas e buscar os 100 pontos.

Isso porque teremos jogos da Copa Libertadores da América no próximo meio de semana e com isso Palmeiras, Internacional, Grêmio e Santos podem poupar alguns jogadores nesta rodada.

Além disso, as partidas entre São Paulo x Athletico-PR (realizada no mês de agosto), Corinthians e Bahia (disputada na última quarta-feira) e Flamengo x Goiás (será jogado no 13 de outubro) não valerão para esta rodada do Cartola FC.

O mercado do Cartola FC vai fechar neste ano uma hora antes dos jogos, com a possibilidade de realizar alterações nos times nesta rodada até às 18h deste sábado (19).

Vale lembrar que todos os times começam com C$ 100. Mas para armar um time competitivo durante a temporada é necessário pelo menos C$ 170.

COMO GANHAR CARTOLETAS NA 11 ª RODADA DO CARTOLA FC?

Como explicado nos textos anteriores, o mercado do Cartola FC estabilizou. Agora atenção nos jogadores que desvalorizaram na rodada anterior, em especial aqueles com boas chances de pontuação nesta rodada.

Isso não impede escolher jogadores que tenham pontuado bem na rodada anterior, desde que eles sejam candidatos a pontuarem bem novamente.

Vamos ao exemplo: Eduardo Sasha fez -1,60 na última rodada. O atacante tem um duelo contra o Atlético Goianiense neste fim de semana e o Atlético Mineiro tem um dos melhores ataques do campeonato. Por isso, apostar no centroavante dessa equipe é uma boa aposta na rodada.

Por isso, adeque seu time ao potencial de ganho + pontuação e não coloque mais do que duas ‘apostas’ no elenco. Tente sempre montar a escalação com ao menos 90% do time com jogadores em confrontos favoráveis.

LEIA MAIS: Prisão de jogador suspeito de matar dirigente de clube do PR é convertida em preventiva

DICA DE ESCALAÇÃO PARA A RODADA

Escalação montada no esquema 4-3-3 com custo total do time C$ 149,85

Claudinho é o principal jogador do ataque do RB Bragantino e tem potencial para ganho de cartoletas nesta rodada. (Reprodução/Twitter Red Bull Bragantino)

GOLEIRO: João Paulo (C$ 8,06)

João Paulo é um atleta que os jogadores de fantasy dos Estados Unidos chamam de ‘boom or bust‘, ou seja, vai de grandes pontuações para negativadas. Mesmo assim o goleiro ostenta uma média de 7,03 e enfrenta o Botafogo fora de casa nesta rodada, com o Fogão podendo poupar titulares para a Copa do Brasil e com o histórico de nenhum goleiro negativar contra o clube em jogos no Engenhão.

LATERAIS: Guilherme Arana (C$ 17,55) e Calegari (C$ 5,22)

Guilherme Arana junto de Saravia são os laterais com boa produção defensiva e que no ataque também aparecem neste ano do Cartola FC. Arana conseguiu 8,50 na última rodada mesmo sem saldo de gol e tomando cartão amarelo. Contra o Atlético Goianiense, o lateral ainda tem o potencial de somar pontos com saldo de gol.

Já Calegari tem se mostrado excelente na relação custo-benefício nas últimas rodadas do Cartola FC, mesmo com o Fluminense levando gols em três dessas quatro partidas. O lateral registra 24 desarmes em seis jogos do Campeonato Brasileiro, tendo uma excelente média de quatro cortes por jogo.

ZAGUEIROS: Sabino (C$ 7,45) e Iago Maidana (C$ 7,25)

As posições de zagueiros estão complexas para serem escaladas nesta rodada. Com isso, vou apostar em dois nomes que demonstram potencial ofensivo aliado a marcação.

Sabino é o zagueiro-artilheiro do Coritiba com três gols marcados no Campeonato Brasileiro, sendo o batedor de pênaltis oficiais da equipe. O Vasco da Gama pode poupar alguns jogadores para o duelo na capital paranaense, auxiliando o atleta a registrar o bônus por saldo de gols.

Iago Maidana também é o batedor de pênaltis da equipe do Sport e pode se beneficiar com alguns jogadores do Fluminense (como Nenê) sendo poupados do duelo deste fim de semana.

MEIAS: Fernando Sobral (C$ 12,48), Vinícius (C$ 9,93) e Patrick de Paula (C$ 5,55)

Assim como os zagueiros, escolher meio-campistas nesta rodada está se mostrando uma tarefa complexa. Fernando Sobral e Vinícius aparecem como boas opções para a composição do time nesse cenário.

O RB Bragantino tem a segunda pior defesa do Campeonato Brasileiro e Vinícius é o batedor oficial das bolas paradas do Ceará. Já Fernando Sobral tem excelentes 36 desarmes, com uma média de 3,6 por rodada.

Por fim, Patrick de Paula deve ser titular do Palmeiras após duas rodadas sendo poupado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. O Grêmio por sua vez deve poupar alguns titulares para o Grenal decisivo pela Copa Libertadores no meio da próxima semana. Patrick pontuou de forma regular nas últimas três rodadas e é uma opção ‘boa e barata” para este fim de semana.

ATACANTES: Eduardo Sasha (C$ 8,79), Claudinho (C$ 13,42) e Marinho (C$ 24,65)

Como já explicamos acima, Eduardo Sasha aparece como boa opção em um confronto favorável ao Atlético Mineiro, permitindo também boas chances de valorização ao final da rodada.

Já Claudinho é o principal articulador do RB Bragantino no Campeonato Brasileiro e pontuou com apenas 1,90 na última rodada. Com média 5,13, o atacante é o mais regular do ataque da equipe e uma boa aposta nesta difícil rodada do Cartola FC.

Por fim, vamos repetir mais uma vez. Marinho vai para o jogo e se Marinho vai para o jogo faça um esforço para escalar. Até porque quando vem do banco, o atleta ainda anota 10,10 em clássico. A média de 11,49 no Cartola FC neste ano é assustadora e o atacante pontua bem com faltas sofridas e finalizações, potencializando os sete gols e três assistências feitas em dez jogos.

TÉCNICO: Rogério Ceni (C$ 6,52)

Mais uma vez a importância de não abusar das cartoletas nos técnicos neste início de competição. Após conquistar C$ 170 é possível torrar nos técnicos mais caros, mas agora o momento é de pé no freio na escolha dos treinadores no Cartola FC.

Rogério Ceni vai enfrentar provavelmente um time misto do Internacional, visto que Eduardo Coudet não tem repetido as escalações em jogos na mesma semana e tem pela frente um Grenal decisivo pela Libertadores. Com o Fortaleza em boa fase, a equipe cearense é favorita ao duelo no Castelão.

TIRA-TEIMA DA ESCALAÇÃO SUGERIDA NA 9ª RODADA

GOLEIRO: Wilson – – 2,60 pontos e desvalorização de C$ 0,26

LATERAL: Guilherme Arana – 8,50 pontos e valorização de 1,27

LATERAL: Nino Paraíba – -0,70 pontos e valorização de 0,05

ZAGUEIRO: Júnior Alonso – 1,30 pontos e valorização de C$ 0,09

ZAGUEIRO: Victor Cuesta – -1,50 pontos e desvalorização de C$ 1,11

MEIA: Rodriguinho – 1,50 pontos e desvalorização de C$ 0,80

MEIA: Otero – 4,30 pontos e desvalorização de C$ 0,31

MEIA: Nenê – 16,50 pontos e valorização de C$ 3,37

ATACANTE: Eduardo Sasha – -1,60 pontos e desvalorização de C$ 1,67

ATACANTE: Marinho – 10,10 pontos e desvalorização de C$ 0,76

ATACANTE: Jô – -1,70 pontos e desvalorização de C$ 0,54

TÉCNICO: Mano Menezes – 0,77 pontos e desvalorização de C$ 1,46

Pontos totais: 34,87 (sem contar a pontuação do capitão)

Cartoletas ganhas: – C$ 2,13 (segunda rodada de desvalorização)

Previous ArticleNext Article