Cartola FC: Escalação e dicas para ganhar cartoletas na 5ª rodada do Brasileiro

A quarta rodada do Campeonato Brasileiro foi uma das menores em média de pontuação na competição. Mas a quinta rodada do..

Jorge de Sousa - 21 de agosto de 2020, 23:55

Rudy Trindade/FramePhoto/ Folhapress
Rudy Trindade/FramePhoto/ Folhapress

A quarta rodada do Campeonato Brasileiro foi uma das menores em média de pontuação na competição. Mas a quinta rodada do Cartola FC também é desafiadora para ganhar cartoletas e buscar os 100 pontos.

O mercado do Cartola FC vai fechar neste ano uma hora antes dos jogos, com a possibilidade de realizar alterações nos times nesta rodada até às 15h deste sábado (22).

Mesmo sendo disputado apenas na próxima quarta-feira (26), Corinthians e Fortaleza também valerá para essa rodada do Cartola FC. Portanto, escalar jogadores dessas duas equipes pode ser arriscado.

Vale lembrar que todos os times começam com C$ 100. Mas para armar um time competitivo durante a temporada é necessário pelo menos C$ 170.

COMO GANHAR CARTOLETAS NA 5 ª RODADA DO CARTOLA FC?

flamengo diego alves goiás Diego Alves tem potencial de se recuperar contra o Botafogo e render cartoletas nesta rodada. (Alexandre Vidal/Flamengo)Coritiba perde do Corinthians e segue na lanterna do Campeonato Brasileiro Jô tem dois gols marcados no Campeonato Brasileiro e tem boas chances de ampliar a marca contra o Fortaleza. (Marco Galvão/Fotoarena/Folhapress)

Escalação montada no esquema 4-3-3 com custo total do time C$ 116,59

GOLEIRO: Diego Alves (C$ 7,33)

Diego Alves foi um campeão de pontuação no ano passado e na estreia contra o Atlético Mineiro fez 5,6 mesmo sofrendo gol. Após duas rodadas ruins, o goleiro encara o Botafogo no Maracanã. Os dois últimos goleiros que enfrentaram o Fogão pontuaram com pelo menos 4 pontos, sendo que Rafael levou dois gols na última rodada.

LATERAIS: Sidcley (C$ 8,20) e Aderlan (C$ 10,70)

Sidcley entra na lista de risco pelo confronto ser apenas na quarta-feira. Mas o lateral tem prestígio com Tiago Nunes e deve ser titular. Mesmo com o Corinthians sofrendo gol, Sidcley pontuou com 2,30 e teve um gol salvo em cima da linha. Fortaleza tem uma das piores defesas do Brasileiro e o lateral deve encontrar espaços para subir até a linha de fundo.

Já Aderlan está se mostrando candidato ao prêmio de 'lateral do ano' no Cartola FC. São 23 desarmes em quatro rodadas (quase seis por jogo) e mesmo com o Red Bull Bragantino sofrendo gol em todos os jogos, o lateral tem média de 4,37. O Coritiba tem apenas um gol marcado na competição, potencializando ainda mais o potencial dessa escalação.

ZAGUEIROS: Gil (C$ 4,34) e Fábio Sanches (C$ 5,97)

Gil sofreu com o gol sofrido pelo Corinthians contra o Coritiba, mas sua presença ofensiva é sempre justifica a aposta. Além disso, o Fortaleza só marcou em uma das três partidas que realizou no Campeonato Brasileiro.

Já Fábio Sanches pontou com mais de 4 pontos em duas rodadas que o Goiás levou gols. O zagueiro é forte no jogo aéreo e também trabalha bem nos desarmes. No clássico contra o ainda inconstante Atlético Goianiense, Sanches é uma aposta válida.

MEIAS: Thiago Galhardo (C$ 14,34), Benítez (C$ 8,91) e Daniel Alves (C$ 13,69)

Thiago Galhardo é um jogador com preço elevado, então caso você cartoleiro esteja com poucas cartoletas, nomes como Andrey, Araos e Daniel Bessa podem ser boas opções. Mas se você seguiu as dicas desde o começo, seu cofre está cheio e Galhardo garante o resultado. O Atlético Mineiro é uma equipe que propõe o jogo e o meia terá espaço para aparecer no ataque e pontuar com as finalizações.

Já Benítez é o motor desse meio-campo do líder Vasco da Gama. Contra os reservas do Grêmio, o atleta tem chances de manter a boa pontuação. Mesmo com o alto número de passes incompletos, o argentino compensa com uma média de mais de quatro desarmes por jogo.

Já Daniel Alves recebeu explicação prévia acima. O meia é o batedor de escanteio - pelo lado direito, e das faltas laterais o que aproxima o atleta de conseguiu assistências. Além disso, Daniel aparece como homem surpresa na área e o Sport não tem um esquema defensivo tão sólido quanto o do Bahia.

ATACANTES: Alerrandro (C$ 10,49), Germán Cano (C$ 12,54) e Jô (C$ 13,75)

Alerrandro mostrou seu potencial contra o Fluminense e enfrenta novamente uma defesa que leva muitos gols. Chance mais uma vez de gol, pontos e cartoletas para o atacante.

Como já dito, o Grêmio vai poupar titulares e a zaga mista do Grêmio deve ter trabalho contra Germán Cano. Inclusive, quando poupou titulares, o Grêmio sofreu gol de centroavante (Cléber do Ceará). Mais uma oportunidade de 'mitar' com o argentino.

Para fechar o ataque temos Jô e já mencionamos como é favorável o confronto contra o Fortaleza para o centroavante. Se não fosse pelo pênalti perdido, Jô teria sido o atacante com maior pontuação na rodada. Aposta quase obrigatória na escalação dessa rodada.

TÉCNICO: Felipe Conceição (C$ 3,48)

Mais uma vez a importância de não abusar das cartoletas nos técnicos neste início de competição. Após conquistar C$ 170 é possível torrar mais do que C$ 10, agora não é.

O Red Bull Bragantino é  mais uma vez favorito em casa contra o Coritiba e enfrenta uma adversário que costuma sofrer gols, maximizando as chances de pontuação ao técnico.

TIRA-TEIMA DA ESCALAÇÃO SUGERIDA NA 1ª RODADA

GOLEIRO: Marcelo Lomba - 1,70 pontos e valorização de C$ 0,19

LATERAL: Sidcley - 2,50 pontos e desvalorização de 0,73

LATERAL: Sander - não entrou em campo

ZAGUEIRO: Gil - -0,40 pontos e desvalorização de C$ 0,89

ZAGUEIRO: Victor Cuesta - 5,60 pontos e valorização de C$ 1,22

MEIA: Thiago Galhardo - 15,30 pontos e valorização de C$ 3,82

MEIA: Nikão - 0,50 pontos e desvalorização de C$ 0,92

MEIA: Daniel Alves - 1,20 pontos e desvalorização de C$ 0,62

ATACANTE: Alerrandro - 11,50 pontos e valorização de C$ 2,86

ATACANTE: Pablo - 1,6 pontos e desvalorização de C$ 0,13

ATACANTE: Jô - 7,10 pontos e valorização de C$ 1,33

TÉCNICO: Felipe Conceição - 3,48 pontos e valorização de C$ 0,44

Pontos totais: 50,08 (sem contar a pontuação do capitão)

Cartoletas ganhas: + C$ 6,57