Cartola FC: Escalação e dicas para ganhar cartoletas na 5ª rodada do Brasileiro

Jorge de Sousa

Cartola FC: Escalação e dicas para ganhar cartoletas na 5ª rodada do Brasileiro

A quarta rodada do Campeonato Brasileiro foi uma das menores em média de pontuação na competição. Mas a quinta rodada do Cartola FC também é desafiadora para ganhar cartoletas e buscar os 100 pontos.

O mercado do Cartola FC vai fechar neste ano uma hora antes dos jogos, com a possibilidade de realizar alterações nos times nesta rodada até às 15h deste sábado (22).

Mesmo sendo disputado apenas na próxima quarta-feira (26), Corinthians e Fortaleza também valerá para essa rodada do Cartola FC. Portanto, escalar jogadores dessas duas equipes pode ser arriscado.

Vale lembrar que todos os times começam com C$ 100. Mas para armar um time competitivo durante a temporada é necessário pelo menos C$ 170.

COMO GANHAR CARTOLETAS NA 5 ª RODADA DO CARTOLA FC?

flamengo diego alves goiás
Diego Alves tem potencial de se recuperar contra o Botafogo e render cartoletas nesta rodada. (Alexandre Vidal/Flamengo)

Como explicado no texto da rodada anterior, o mercado do Cartola FC estabilizou. Agora atenção nos jogadores que desvalorizaram na rodada anterior, em especial aqueles com boas chances de pontuação nesta rodada.

Isso não impede escolher jogadores que tenham pontuado bem na rodada anterior, desde que eles sejam candidatos a pontuarem bem novamente.

Vamos ao exemplo 1: Gil fez -0,40 na última rodada. O Corinthians joga em casa contra o Fortaleza que em quatro partidas do Brasileiro, balançou as redes em apenas uma. Confronto favorável para a equipe de Parque São Jorge.

Vamos ao exemplo 2: Daniel Alves fez 1,20 na última rodada. Sport sofreu gols em todos os jogos do Campeonato Brasileiro e Daniel Alves é o homem da bola parada do São Paulo. Combinação para dar match nessa rodada.

Por isso, adeque seu time ao potencial de ganho + pontuação e não coloque mais do que duas ‘apostas’ no elenco. Tente sempre montar a escalação com aomenos 90% do time com jogadores em confrontos favoráveis.

LEIA MAIS: Sevilla vence a Inter de Milão e é campeão da Liga Europa pela sexta vez

DICA DE ESCALAÇÃO PARA A RODADA

Coritiba perde do Corinthians e segue na lanterna do Campeonato Brasileiro
Jô tem dois gols marcados no Campeonato Brasileiro e tem boas chances de ampliar a marca contra o Fortaleza. (Marco Galvão/Fotoarena/Folhapress)

Escalação montada no esquema 4-3-3 com custo total do time C$ 116,59

GOLEIRO: Diego Alves (C$ 7,33)

Diego Alves foi um campeão de pontuação no ano passado e na estreia contra o Atlético Mineiro fez 5,6 mesmo sofrendo gol. Após duas rodadas ruins, o goleiro encara o Botafogo no Maracanã. Os dois últimos goleiros que enfrentaram o Fogão pontuaram com pelo menos 4 pontos, sendo que Rafael levou dois gols na última rodada.

LATERAIS: Sidcley (C$ 8,20) e Aderlan (C$ 10,70)

Sidcley entra na lista de risco pelo confronto ser apenas na quarta-feira. Mas o lateral tem prestígio com Tiago Nunes e deve ser titular. Mesmo com o Corinthians sofrendo gol, Sidcley pontuou com 2,30 e teve um gol salvo em cima da linha. Fortaleza tem uma das piores defesas do Brasileiro e o lateral deve encontrar espaços para subir até a linha de fundo.

Já Aderlan está se mostrando candidato ao prêmio de ‘lateral do ano’ no Cartola FC. São 23 desarmes em quatro rodadas (quase seis por jogo) e mesmo com o Red Bull Bragantino sofrendo gol em todos os jogos, o lateral tem média de 4,37. O Coritiba tem apenas um gol marcado na competição, potencializando ainda mais o potencial dessa escalação.

ZAGUEIROS: Gil (C$ 4,34) e Fábio Sanches (C$ 5,97)

Gil sofreu com o gol sofrido pelo Corinthians contra o Coritiba, mas sua presença ofensiva é sempre justifica a aposta. Além disso, o Fortaleza só marcou em uma das três partidas que realizou no Campeonato Brasileiro.

Já Fábio Sanches pontou com mais de 4 pontos em duas rodadas que o Goiás levou gols. O zagueiro é forte no jogo aéreo e também trabalha bem nos desarmes. No clássico contra o ainda inconstante Atlético Goianiense, Sanches é uma aposta válida.

MEIAS: Thiago Galhardo (C$ 14,34), Benítez (C$ 8,91) e Daniel Alves (C$ 13,69)

Thiago Galhardo é um jogador com preço elevado, então caso você cartoleiro esteja com poucas cartoletas, nomes como Andrey, Araos e Daniel Bessa podem ser boas opções. Mas se você seguiu as dicas desde o começo, seu cofre está cheio e Galhardo garante o resultado. O Atlético Mineiro é uma equipe que propõe o jogo e o meia terá espaço para aparecer no ataque e pontuar com as finalizações.

Já Benítez é o motor desse meio-campo do líder Vasco da Gama. Contra os reservas do Grêmio, o atleta tem chances de manter a boa pontuação. Mesmo com o alto número de passes incompletos, o argentino compensa com uma média de mais de quatro desarmes por jogo.

Já Daniel Alves recebeu explicação prévia acima. O meia é o batedor de escanteio – pelo lado direito, e das faltas laterais o que aproxima o atleta de conseguiu assistências. Além disso, Daniel aparece como homem surpresa na área e o Sport não tem um esquema defensivo tão sólido quanto o do Bahia.

ATACANTES: Alerrandro (C$ 10,49), Germán Cano (C$ 12,54) e Jô (C$ 13,75)

Alerrandro mostrou seu potencial contra o Fluminense e enfrenta novamente uma defesa que leva muitos gols. Chance mais uma vez de gol, pontos e cartoletas para o atacante.

Como já dito, o Grêmio vai poupar titulares e a zaga mista do Grêmio deve ter trabalho contra Germán Cano. Inclusive, quando poupou titulares, o Grêmio sofreu gol de centroavante (Cléber do Ceará). Mais uma oportunidade de ‘mitar’ com o argentino.

Para fechar o ataque temos Jô e já mencionamos como é favorável o confronto contra o Fortaleza para o centroavante. Se não fosse pelo pênalti perdido, Jô teria sido o atacante com maior pontuação na rodada. Aposta quase obrigatória na escalação dessa rodada.

TÉCNICO: Felipe Conceição (C$ 3,48)

Mais uma vez a importância de não abusar das cartoletas nos técnicos neste início de competição. Após conquistar C$ 170 é possível torrar mais do que C$ 10, agora não é.

O Red Bull Bragantino é  mais uma vez favorito em casa contra o Coritiba e enfrenta uma adversário que costuma sofrer gols, maximizando as chances de pontuação ao técnico.

TIRA-TEIMA DA ESCALAÇÃO SUGERIDA NA 1ª RODADA

GOLEIRO: Marcelo Lomba – 1,70 pontos e valorização de C$ 0,19

LATERAL: Sidcley – 2,50 pontos e desvalorização de 0,73

LATERAL: Sander – não entrou em campo

ZAGUEIRO: Gil – -0,40 pontos e desvalorização de C$ 0,89

ZAGUEIRO: Victor Cuesta – 5,60 pontos e valorização de C$ 1,22

MEIA: Thiago Galhardo – 15,30 pontos e valorização de C$ 3,82

MEIA: Nikão – 0,50 pontos e desvalorização de C$ 0,92

MEIA: Daniel Alves – 1,20 pontos e desvalorização de C$ 0,62

ATACANTE: Alerrandro – 11,50 pontos e valorização de C$ 2,86

ATACANTE: Pablo – 1,6 pontos e desvalorização de C$ 0,13

ATACANTE: Jô – 7,10 pontos e valorização de C$ 1,33

TÉCNICO: Felipe Conceição – 3,48 pontos e valorização de C$ 0,44

Pontos totais: 50,08 (sem contar a pontuação do capitão)

Cartoletas ganhas: + C$ 6,57

Previous ArticleNext Article