Cartola FC: Escalação e dicas para pontos e cartoletas na 6ª rodada do Brasileiro

Jorge de Sousa

Cartola FC: Escalação e dicas para pontos e cartoletas na 6ª rodada do Brasileiro

A quinta rodada do Campeonato Brasileiro novamente ‘puniu’ os cartoleiros. A sexta rodada do Cartola FC também promete muitos desafios para ganhar cartoletas e buscar os 100 pontos.

O mercado do Cartola FC vai fechar neste ano uma hora antes dos jogos, com a possibilidade de realizar alterações nos times nesta rodada até às 16h deste sábado (29).

Importante alerta é que os duelos entre Grêmio x Goiás e Atlético Mineiro x Athletico Paranaense não serão realizados neste fim de semana e por isso não vão valer pontos para essa rodada.

Vale lembrar que todos os times começam com C$ 100. Mas para armar um time competitivo durante a temporada é necessário pelo menos C$ 170.

COMO GANHAR CARTOLETAS NA 6 ª RODADA DO CARTOLA FC?

Grêmio - Corinthians - Campeonato Brasileiro
São Paulo com importantes desfalques e Cássio com histórico positivo em clássicos. Combinação que deve render boas cartoletas. (Wesley Santos/AGB)

Como explicado no texto da rodada anterior, o mercado do Cartola FC estabilizou. Agora atenção nos jogadores que desvalorizaram na rodada anterior, em especial aqueles com boas chances de pontuação nesta rodada.

Isso não impede escolher jogadores que tenham pontuado bem na rodada anterior, desde que eles sejam candidatos a pontuarem bem novamente.

Vamos ao exemplo 1: Cássio fez -2,30 na última rodada. O goleiro tem uma ‘estrela’ em clássicos e o São Paulo costuma auxiliar os goleiros adversários a pontuarem bem. Maílson na última rodada conseguiu pontuar com quase sete pontos e com desfalques importantes no tricolor, a defesa do Corinthians pode ser uma boa aposta.

Vamos ao exemplo 2: Germán Cano fez 0,30 na última rodada. Fluminense sofreu gols de centroavantes em quatro dos seus cinco jogos no Brasileiro. Cano passou em branco na última rodada e caso marque gol vai render excelentes cartoletas.

Por isso, adeque seu time ao potencial de ganho + pontuação e não coloque mais do que duas ‘apostas’ no elenco. Tente sempre montar a escalação com ao menos 90% do time com jogadores em confrontos favoráveis.

LEIA MAIS: Dorival Júnior é demitido do Athletico após quatro derrotas seguidas no Brasileirão

DICA DE ESCALAÇÃO PARA A RODADA

Athletico é derrotado pelo Santos e não recupera liderança do Campeonato Brasileiro
Soteldo contra o estreante Isla promete ser um duelo favorável ao santista neste fim de semana. (Reprodução/Twitter Santos Futebol Clube)

Escalação montada no esquema 4-3-3 com custo total do time C$ 116,59

GOLEIRO: Cássio (C$ 9,31)

Cássio disputou cinco clássicos nesta temporada. Sofreu apenas um gol e sobrou em defesas difíceis. São Paulo vem com desfalques importantes, em especial Daniel Alves e Reinaldo, sendo que o atacante Luciano também é dúvida para o duelo. O goleiro pode ser o grande trunfo para ganho de cartoletas.

LATERAIS: Saravia (C$ 20,35) e Viña (C$ 7,40) – ATUALIZAÇÃO 12h05

Com a provável escalação de Weverton como lateral direito, Aderlan deve começar no banco. Com isso, sugiro a escalação do regular Saravia do Internacional para aqueles cartoleiros que tenham boa reserva financeira. O lateral tem assustadores 24 desarmes em 4 rodadas (média de seis por jogo) e com isso ficar perto de uma boa pontuação, mesmo sem saldo de gol.

Mas para aqueles cartoleiros que estejam contando moedas, Yago Pikachu está confirmado como titular pelo Vasco. Sua única pontuação nesse campeonato foi 7,10 e vale sempre lembrar que o atleta joga como meia e não mais na lateral. Um verdadeiro presente do Cartola FC manter o atleta na posição.

Viña retorna ao Palmeiras nesta rodada e conseguiu bons sete desarmes em dois jogos. Contra Élber – principal ponteiro da equipe tricolor, boas chances de desarmes do lateral alviverde.

ZAGUEIROS: Sabino (C$ 4,34) e Ricardo Graça (C$ 5,97)

Coritiba e Sport é um duelo que aparenta ser o mais favorável para o mandante nessa rodada. A vitória contra o Red Bull Bragantino tirou a pressão do elenco alviverde e Jorginho retorna ao comando do alviverde neste domingo. Sabino é um dos principais destaques da equipe e tem o bônus de ser o batedor de pênaltis alviverde, além de ter boa presença na bola aérea ofensiva.

Já Ricardo Graça ostenta um currículo invejável. Quatro jogos e nenhuma pontuação negativa, sendo que pontuou acima dos seis pontos nas duas últimas rodadas. O Vasco da Gama sofreu apenas um gol em cinco jogos no Brasileiro e entra no clássico contra o Fluminense sendo favorito.

MEIAS: Thiago Galhardo (C$ 14,43), Fernando Sobral (C$ 8,91) e Matheus Galdezani (C$ 13,69)

O meio-campo ostentação é para buscar garantir pontos em uma rodada difícil do Cartola FC. Thiago Galhardo mais uma vez deve jogar adiantado e com isso, tem mais chances de finalização e gols. O Botafogo não sofreu gols em apenas uma rodada até o momento no Campeonato Brasileiro.

Fernando Sobral tem a marca de 23 desarmes em cinco jogos, dando uma média absurda de quase cinco desarmes por jogo. Só que o meia também aparece constantemente para concluir jogadas na área e marcou gol contra o Vitória neste meio de semana na Copa do Brasil, além de nove finalizações computadas no Brasileiro.

Matheus Galdezani é outro atleta colocado entre os líderes de desarmes no Cartola FC. com dez realizados somente na última rodada contra o Red Bull Bragantino. Assim como Sobral, Galdazani também costuma aparecer bem nas finalizações e tem tudo para agradar cartoleiros em mais uma rodada.

ATACANTES: Soteldo (C$ 6,21), Neilton (C$ 6,48) e Germán Cano (C$ 11,35)

Soteldo tem sido irregular na temporada, mas vai ter um duelo muito interessante nessa rodada. Por conta das lesões e saída de Rafinha, Doménec Torrent terá que colocar Maurício Isla de titular com poucos treinos realizados. O lateral não vinha jogando e pode ser o ‘mapa da mina’ para o ataque santista no duelo.

Já Neilton apresentou bom futebol contra o Red Bull Bragantino e mesmo sem gol ou assistência anotou 4,8. O atleta tem compensado altos 14 passes errados com desarmes e contra o Sport também fica boas chances de marcar seu primeiro gol com a camisa do Coritiba.

Para fechar, Cano não costuma ter longos jejuns sem bolas na rede e também conta com o bom histórico de centroavantes contra o Fluminense. Se marcar gol ou der assistência já garante boa valorização.

TÉCNICO: Jorginho (C$ 5,08)

Mais uma vez a importância de não abusar das cartoletas nos técnicos neste início de competição. Após conquistar C$ 170 é possível torrar mais do que C$ 10, agora não é.

E o duelo entre Coritiba e Sport é um confronto que se apresenta mais favorável ao mandante, até pela fragilidade defensiva demonstrada pelo Sport no Campeonato Brasileiro.

TIRA-TEIMA DA ESCALAÇÃO SUGERIDA NA 5ª RODADA

GOLEIRO: Diego Alves – -2,10 pontos e desvalorização de C$ 0,75

LATERAL: Sidcley – -0,20 pontos e desvalorização de 0,68

LATERAL: Aderlan – 2,40 pontos e desvalorização de 0,55

ZAGUEIRO: Gil – 2 pontos e valorização de C$ 0,37

ZAGUEIRO: Fábio Sanches – 6,20 pontos e valorização de C$ 0,95

MEIA: Thiago Galhardo – 9 pontos e valorização de C$ 0,09

MEIA: Benítez – 2,70 pontos e desvalorização de C$ 0,23

MEIA: Daniel Alves – 4 pontos e valorização de C$ 0,30

ATACANTE: Alerrandro – 8,30 pontos e valorização de C$ 0,53

ATACANTE: Germán Cano – 0,30 pontos e desvalorização de C$ 1,19

ATACANTE: Jô – 0,60 pontos e desvalorização de C$ 1,27

TÉCNICO: Felipe Conceição – 1,88 pontos e desvalorização de C$ 0,16

Pontos totais: 33,2 (sem contar a pontuação do capitão)

Cartoletas ganhas: – C$ 2,59 (primeira rodada de desvalorização da equipe)

Previous ArticleNext Article