Colunista da Tribuna questiona honestidade no balanço fiscal do Athletico

Pedro Ribeiro


 

O jornalista e blogueiro, Augusto Mafuz, questiona, em sua coluna desta terça-feira (07) publicada no jornal Tribuna do Paraná, a transparência do presidente do Clube Athético Paranaense, empresário Mario Celso Petráglia, em relação ao balanço fiscal do clube de 2018. “O atleticano de bom senso, ao encerrar a leitura do balanço fiscal do Athletico de 2018, fica apenas com uma dúvida: ou Mário Celso Petraglia acha que todos os atleticanos, em razão da paixão, perderam a mínima capacidade de análise, ou se ele próprio Petraglia perdeu definitivamente a vergonha?”.

A dúvida tem sentido.

Segundo Mafuz, “no balanço, não há explicação fiscal, contábil ou jurídica para que o Athletico gaste 32 milhões de reais a título de despesas de transferência de jogadores para outras associações. Esse valor corresponde a 73% dos 43 milhões de reais arrecadados. Não está presente a lógica como pressuposto de qualquer demonstração financeira”.

Continua sua análise: “Quando a letra e o espirito da lei exigem que os clubes publiquem o balanço anual de sua ordem financeira, não limita a obrigação à simples publicação. Ela exige a transparência dos números, que só é manifestada com a explicação de sua origem.

Por que o Athletico gastou 32 milhões de reais na transferência de jogadores para outras associações?”.

“Com número lançado de forma genérica, seca e fria, sem uma nota explicativa, o balanço não responde. Sendo omisso, sugere qualquer interpretação, inclusive a de que embute benefícios que não estão na esfera de interesses do clube. Petraglia acha que não tem obrigação de explicar o que faz, o que manda fazer ou deixar de fazer. É quando o homem não tem nenhum constrangimento de assumir que a vergonha não é tão importante”, fulmina o jornalista.

 

 

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="618511" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]