Conmebol acaba com critério do gol fora de casa em Libertadores e Sul-Americana

Pedro Melo

Conmebol Sul-Americana Libertadores Flamengo Palmeiras gol fora de casa

A Conmebol anunciou que não vai ter mais o critério do gol fora de casa em todos os torneios da entidade a partir de 2022, o que inclui Libertadores e Sul-Americana.

“A Conmebol elimina o “gol fora de casa”. A partir de agora, todos os gols de torneios da Conmebol terão o mesmo valor, já não se considerará como um critério de desempate os gols convertidos na condição de visitante. Com isso, aponta-se para uma maior justiça desportiva”, escreveu Alejandro Dominguez, presidente da entidade.


A mudança no regulamento para as competições da Conmebol segue o mesmo caminho de outras competições importantes pelo mundo. A CBF já aboliu o critério do gol fora de casa como desempate na Copa do Brasil, assim como a Uefa na Champions League e Europa League.

Na Libertadores de 2021, o critério foi utilizado até a semifinal. O Palmeiras se beneficiou do regulamento e avançou para a decisão justamente pelo gol fora de casa contra o Atlético-MG. Os jogos terminaram empatados em 0 a 0 e 1 a 1. O gol de Dudu no Mineirão foi o último que serviu como critério de desempate.

A final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras não tem o critério do desempate justamente por ser partida única. Os dois brasileiros se enfrentam neste sábado (27), às 17h (horário de Brasília), no estádio Centenário, em Montevidéu.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="806122" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]