Seleção Brasileira lança camisas para Copa inspiradas em 58 e 70

Francielly Azevedo


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em conjunto com a Nike, divulgou na manhã desta quarta-feira (21) as camisas da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo 2018, na Rússia. A camisa número 1 foi confeccionada em um amarelo vibrante, batizado de “ouro samba”, inspirada na camisa usada pelo Brasil no tricampeonato mundial, em 1970, no México.

Na parte de trás da nuca, uma faixa vertical na gola traz, depois de 50 anos, o azul de volta à camisa principal. De acordo com a empresa de material esportivo, o modelo tem mais praticidade e muito menos fios do que os anteriores, além da tecnologia antiaderente, que garante firmeza, ventilação e sequência dos movimentos. A textura costurada à trama reduz o peso e assegura a circulação de ar por toda a peça, garantindo mais liberdade aos jogadores.

“Comparamos todos os tons de amarelo à cor exata usada em 70. Aquele foi o primeiro torneio mundial transmitido a cores pela televisão. O amarelo vivo e brilhante dos brasileiros era uma representação visual do modo de jogar daquela equipe. Aquele foi um dos momentos mais importantes da história do futebol e trouxemos essa mesma energia para a coleção 2018 da Seleção Brasileira”, disse o Diretor Sênior de Design para Vestuário da Nike Futebol, Pete Hoppins.

A camisa dois, azul, foi inspirada na conquista da Copa do Mundo de 1958, na Suécia. A camisa azul da Seleção Brasileira recebeu o título de Azul Celestial e tem marca d’água, em estampa de mosaico, formada por estrelas que partem do escudo. Relembra dois importantes fatos marcados na história do nosso futebol: o Mundial da Suécia (1958), primeira vez em que o azul foi adotado, oficialmente, como a segunda cor da Seleção; e a primeira estrela a ser fincada no peito, uma honra oferecida apenas aos campeões do mundo. Os números, como na época da competição, voltam a ter a cor amarela. Calção branco e meias azuis completam o uniforme.

Os dois uniformes da nova coleção trazem, por dentro, o globo da bandeira do Brasil rodeado por linhas radiais. A frase “Você  é a Seleção” agiganta o visual. O escudo é aplicado pelo Crest Flight, novo sistema criado pela Nike, e o peso é 64% menor do que os anteriores.

A tipologia criada sob medida foi inspirada nas letras que estampavam as camisas de treino da Seleção Brasileira nos anos 1950 e 60.

 

Estreia

O time estreia o uniforme azul no dia 23 de março, na Rússia, contra os anfitriões, em amistoso válido como preparação para o Mundial. Já no dia 27, a Seleção entrará em campo com a nova amarelinha, no amistoso contra a Alemanha.

 

 

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.