Copa do Brasil: veja os possíveis adversários de Coritiba, Paraná Clube, Londrina e Operário

A Copa do Brasil de 2022 começa apenas no final de fevereiro, mas o sorteio dos confrontos da primeira fase já acontece ..

Pedro Melo - 06 de janeiro de 2022, 17:26

(Lucas Figueiredo/CBF)
(Lucas Figueiredo/CBF)

A Copa do Brasil de 2022 começa apenas no final de fevereiro, mas o sorteio dos confrontos da primeira fase já acontece no dia 17 de janeiro, às 15h, na sede da CBF. Seis paranaenses participam desde o começo: Coritiba, Paraná Clube, Londrina EC, Operário, FC Cascavel e Azuriz. Já o Athletico entra apenas na terceira fase por participar da Libertadores.

Os 80 times na primeira fase foram divididos em oito potes. Cada pote tem dez times, seguindo as posições dos clubes no ranking nacional da CBF. Os cruzamentos ficaram da seguinte maneira: pote A x pote E, pote B x pote F, pote C x pote G e pote D x pote H.

Desta forma, a única possibilidade de um confronto paranaense logo na primeira fase é entre Coritiba e FC Cascavel. Na temporada passada, Cianorte e Paraná Clube se enfrentaram na estreia, e o time do interior avançou com vitória por 1 a 0.

Além do FC Cascavel, o Coritiba pode enfrentar ASA, Bahia de Feira, Atlético-BA, Rio Branco, URT, Portuguesa-RJ, Castanhal, Porto Velho-RO e Sousa-PB. Já Paraná Clube, Londrina EC e Operário têm como possíveis adversários Tocantinópolis, Operário-MT, Ceilândia-DF, Real Noroeste-ES, Nova Iguaçu, Lagarto-SE, Trem-AP, Maricá, Pouso Alegre e Glória-RS.

O FC Cascavel pode estrear contra Cuiabá, Goiás, Juventude, Vitória, Coritiba, Avaí, CRB, Ponte Preta, CSA e Vila Nova, e o Azuriz, debutante na Copa do Brasil, pode jogar diante de Grêmio, Santos, São Paulo, Internacional, Ceará, Cruzeiro, Atlético-GO, Chapecoense, Vasco e Sport.

As equipes classificadas para a Libertadores - Palmeiras, Athletico, Atlético-MG, Flamengo, Corinthians, Fortaleza, Red Bull Bragantino, América-MG e Fluminense - entram diretamente na terceira fase. Quem também pula as duas fases iniciais são Botafogo, campeão da Série B; Bahia, campeão da Copa do Nordeste; e Remo, campeão da Copa Verde.

CONFIRA TODOS OS POTES PARA O SORTEIO DA PRIMEIRA FASE DA COPA DO BRASIL

Pote A

Grêmio, Santos, São Paulo, Internacional, Ceará, Cruzeiro, Atlético-GO, Chapecoense, Vasco e Sport;

Pote B

Cuiabá, Goiás, Juventude, Vitória, Coritiba, Avaí, CRB, Ponte Preta, CSA e Vila Nova;

Pote C

Sampaio Corrêa, Paraná Clube, Operário, Guarani, Criciúma, Brasil de Pelotas, Náutico, Londrina EC, Paysandu e Figueirense;

Pote D

Oeste, ABC, Botafogo-SP, Tombense, Ferroviário, Volta Redonda, Manaus, Juazeirense, Brasiliense e Grêmio Novorizontino;

Pote E

Altos, Mirassol, Campinense, Moto Club, São Raimundo, Ferroviária, Salgueiro, Globo-RN, União Rondonópolis e Sergipe;

Pote F

ASA, FC Cascavel, Bahia de Feira, Atlético-BA, Rio Branco, URT, Portuguesa-RJ, Castanhal, Porto Velho-RO e Sousa-PB;

Pote G

Tocantinópolis, Operário-MT, Ceilândia-DF, Real Noroeste-ES, Nova Iguaçu, Lagarto-SE, Trem-AP, Maricá, Pouso Alegre e Glória-RS;

Pote H

Azuriz-PR, Icasa, Grêmio Anápolis, Tuna Luso-PA, Tuntum-MA, São Raimundo-AM, Fluminense-PI, Humaitá-AC, Nova Venécia-ES e Costa Rica-MS.

TABELA DA COPA DO BRASIL 2022

Os 80 times na primeira fase da Copa do Brasil disputam o jogo único entre os dias 23 e 24 de fevereiro e 02 e 03 de março. Já a segunda fase, novamente em partida única, acontece entre os dias 09, 10, 16 e 17 de março.

As duas finais acontecem em 12 e 19 de outubro.

Confira todas as datas:

1ª fase: 23/02, 24/02, 02/03 e 03/03

2ª fase: 09/03, 10/03, 16/03 e 17/03

3ª fase: 20/04 e 21/04

4ª fase: 11/05 e 12/05

Oitavas de final: 22/06, 23/06, 13/07 e 14/07

Quartas de final: 27/07, 28/07 e 17/08 e 18/08

Semifinal: 24/08 e 14/09

Final: 12/10 e 19/10