Athletico vence o Coritiba com pênalti no fim e encerra tabu no clássico

Em clássico equilibrado, o Coritiba acabou derrotado pelo Athletico após ficar com um a menos e cometer um pênalti nos minutos finais.

Redação - 19 de junho de 2022, 18:22

(Foto: Geraldo Bubniak/AGB)
(Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

Com gol de pênalti nos acréscimos do segundo tempo, o Athletico venceu o Coritiba por 1 a 0 no jogo da 13ª rodada do Brasileirão 2022. O lateral-direito Khellven converteu a cobrança da penalidade, sofrida pelo atacante Vitor Roque e confirmada com o VAR.

Com torcida única, o clássico Athletiba contou com o fim do jejum rubro-negro, que não vencia no Couto Pereira pelo Campeonato Brasileiro. Desde o dia 15 de outubro de 2005, quando o Furacão venceu por 2 a 1 com gols de Lima e Paulo André, eram seis vitórias alviverdes e três empates pelo torneio nacional.

Após o apito final, o lateral-direito Warley ainda recebeu o cartão vermelho do juiz Luiz Flávio de Oliveira. Antes disso, o lateral-esquerdo Diego Porfírio também foi expulso e deixou o Coxa com um a menos nos minutos finais.

O resultado causa uma frustração ainda maior ao Coxa, que teve mais chances. O time alviverde até chegou a balançar as redes com Alef Manga, mas o árbitro de vídeo pegou o impedimento do atacante na jogada. Outra excelente oportunidade foi com Adrián Martínez, que ajeitou mal e bateu em cima de Bento.

Com o resultado, o Coritiba chega ao quinto jogo sem vitória - são três derrotas e dois empates. A série ruim faz o Coxa despencar na classificação e aparece na 15ª colocação com 15 pontos, dois à frente do Atlético-GO, primeiro time da zona de rebaixamento. 

Do outro lado, o Athletico segue em ótimo ritmo e permanece no quarto lugar, com 21 pontos. 

PRÓXIMOS JOGOS

O Coritiba se prepara para visitar o Internacional. O jogo está marcado para a próxima sexta-feira, às 21h30, no estádio Beira-Rio pelo Brasileirão.

Já o Athletico volta a campo na quarta-feira contra o Bahia pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA CORITIBA 0 x 1 ATHLETICO

Data, horário e local: domingo (18/06/2022), às 16h, no estádio Couto Pereira, em Curitiba. 

Gol: Khellven, aos 50 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Adrián Martínez, Diego Porfírio, Guilherme Biro e Galarza (CFC); Pedro Henrique, Pablo Siles, Pablo, Léo Cittadini, Matheus Babi e Nico Hernández (CAP)

Cartão vermelho: Diego Porfírio e Warley (CFC). 

Coritiba: Rafael William; Matheus Alexandre, Henrique, Luciano Castán e Diego Porfirio; Willian Farias, Matías Galarza e Thonny Anderson (Léo Gamalho); Igor Paixão, Alef Manga (Warley) e Adrián Martinez (Guilerme Biro). Técnico: Gustavo Morínigo. 

Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Nico Hernández e Pedrinho; Erick, Pablo Siles (Vitor Bueno) e David Terans (Matheus Babi); Marcelo Cirino (Léo Cittadini), Cuello e Pablo (Victor Roque). Técnico: Luiz Felipe Scolari. 

Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira (FIFA/SP) foi auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA/SP) e Evandro de Melo Lima (SP). A responsável pelo árbitro de vídeo (VAR) foi Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA/SP).