O Coritiba anunciou, nesta segunda-feira (19), a contratação de Rodrigo Pastana, executivo de futebol que colaborou para a subida de divisão de cinco times no Campeonato Brasileiro desde 2006 (ver lista abaixo). O acesso mais recente foi com o Paraná Clube, da Série B para A, em 2017.
Pastana, que vai ser apresentado à imprensa nesta terça-feira (20), foi dispensado do Paraná em setembro deste ano, quando a má campanha na Série A já encaminhava o tricolor de volta à Série B. O rebaixamento foi oficializado há duas semanas.
Por outro lado, o Coritiba demitiu o auxiliar-técnico Tcheco, que comandou o time entre agosto e setembro, durante sete rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro, com três vitórias, um empate e três derrotas.
Também nesta segunda, conselheiros do Coritiba registraram o pedido, com 87 assinaturas, de convocação de uma assembleia geral extraordinária. A assembleia tem dez dias para ser marcada e pode resultar na saída do presidente Samir Namur. O processo, porém, pode durar até 40 dias.
O ano para a equipe principal do alviverde termina na próxima sexta-feira, na última rodada da Série B. O adversário é o Fortaleza, às 19h30, no estádio Couto Pereira. O clube cearense conquistou o título antecipadamente. O Coritiba vai terminar o campeonato entre a 9ª e a 11ª colocação.
Os acessos de Rodrigo Pastana no Campeonato Brasileiro
2006… Grêmio Barueri, da Série C para a Série B
2008… Grêmio Barueri, B para A
2012… Criciúma, B para A
2013… Figueirense, C para B
2016… Guarani, C para B
2017… Paraná Clube, B para A.