Coritiba é batido pelo Corinthians e segue perto da ZR do Brasileirão

Coxa termina o primeiro turno do Brasileirão 2022 com sete derrotas e dois empates longe do Couto Pereira e pode entrar na zona de rebaixamento.

Vinicius Cordeiro - 20 de julho de 2022, 23:27

(Foto: Rafael Assunção/Ofotográfico/Folhapress)
(Foto: Rafael Assunção/Ofotográfico/Folhapress)

O Coritiba perdeu mais uma vez como visitante no Brasileirão 2022. Desta vez, o time comandado por Gustavo Morínigo foi derrotado por 3 a 1 para o Corinthians.

Com nove derrotas em 18 jogos, o time paranaense pode entrar na zona de rebaixamento nesta rodada caso o América-MG vença o líder Palmeiras nesta quinta-feira (21). 

40.136 pessoas estiveram na NeoQuímica Arena para acompanhar o duelo em São Paulo. 

OS GOLS

O Coxa teve a melhor chance com Alef Manga, que foi 'fominha' e preferiu chutar pela linha de fundo do que tocar para Régis, livre de marcação e melhor posicionado. Depois disso, aos 36 minutos do primeiro tempo, os paulistas abriram vantagem com Roger Guedes. Yuri Alberto roubou a bola de Guillermo na área e cruzou. Luciano Castán errou no corte e entregou para Guedes bater firme. 

O empate saiu aos 8 minutos da etapa final. Após a cobrança de escanteio, Egídio levantou na área e Castán testou firme para igualar o placar e se redimir

Apesar disso, o Coritiba não conseguiu sustentar a igualdade. O Corinthians chegou ao segundo gol aos 21 com o meia Adson aproveitar a sobra da bola após o zagueiro Raul Gustavo vencer a disputa pela bola na área.

No fim, os donos da casa definiram o marcador com Raul Gustavo. O jovem defensor apareceu livre e cabeceou para o fundo das redes após o cruzamento de Gustavo Mosquito.

CORITIBA É O PIOR VISITANTE DO CAMPEONATO

O Coritiba fez a pior campanha da história em um turno do Brasileirão. Longe do Couto Pereira, foram apenas dois pontos conquistados. Foram dois empates (contra Atlético-MG e Ceará) e sete derrotas, resultando no aproveitamento de 7,4%.

Na história do Campeonato Brasileiro, cinco clubes igualaram a péssima campanha: Grêmio e Sport em 2009; Fluminense e Ipatinga em 2008 e América-MG em 2016.

Apenas Vasco, com 6,7% de aproveitamento em 2008, e Paraná Clube, com 3,7% em 2018, tiveram desempenhos piores.

CLASSIFICAÇÃO E PRÓXIMOS JOGOS

Com o resultado, o Coritiba fica com 19 pontos e aparece na 16ª posição de forma provisória. O time alviverde pode ser ultrapassado e entrar na zona de rebaixamento caso o América-MG vença o Palmeiras nesta quinta-feira (21). 

O Alviverde se prepara agora para enfrentar o próprio Cuiabá. O duelo direto contra o rebaixamento está marcado para a próxima segunda-feira (25), às 20h, no estádio Couto Pereira, em Curitiba. 

Do outro lado, o Corinthians assume a vice-liderança e chega a 20 jogos de invencibilidade (14 triunfos e seis empates) como mandante.

O Timão chega aos 32 pontos, um a menos que o líder Palmeiras. A equipe volta a campo diante do Atlético-MG no próximo domingo (24), às 18h, no Mineirão. 

ESTREIA

O atacante Yuri Alberto, emprestado pelo Zenit, da Rússia, até o meio de 2023, fez a estreia pelo Corinthians. Apesar de não ter balançado as redes, mostrou disposição e agradou a torcida pela garra. Vale relembrar que ele foi quem criou a jogada do primeiro gol ao roubar a bola no ataque.  

FICHA TÉCNICA - CORINTHIANS 3 x 1 CORITIBA

Data, horário e local: quarta-feira (20), às 21h30, na Neo Química Arena, em São Paulo (SP).

Gols: Roger Guedes, Adson e Raul Gustavo (COR); Luciano Castán (CFC).

Cartões amarelos: Rafael Ramos (COR); Val (CFC). 

Corinthians: Cássio; Rafael Ramos (Fagner), Gil, Raul Gustavo e Lucas Piton; Cantillo, Roni (Adson) e Maycon (Du Queiroz); Willian (Giuliano), Róger Guedes (Mosquito) e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira. 

Coritiba: Alex Muralha; Natanael (Nathan), Guillermo, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias (Bernardo), Val (Thonny Anderson) e Régis (Adrián Martínez); Igor Paixão, Alef Manga (João Vitor) e Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo.