Coritiba: Gestão profissional é aposta de Follador para reerguer o clube

Redação

coritiba follador samir

A nova gestão do Coritiba, comandada pelo presidente Renato Follador, aposta no planejamento estratégico para reerguer o clube esportivamente e financeiramente. Prestes a disputar a Série B do Campeonato Brasileiro, as gerências alviverdes já realizam o trabalho em conjunto para reformular a equipe.

Até agora, oito nomes já foram anunciados oficialmente – veja quem o Coritiba já contratou para a temporada 2021. A oficialização dos meio campistas Willian Farias e Robinho são esperadas para breve, além da expectativa pelo retorno do zagueiro Miranda.

A expectativa é 1ue 80% do elenco deve ser reformulado. Follador acredita que muitos atletas da gestão Samir Namur não corresponderam. Em outros casos, como o lateral Jonathan, que acertou com o Botafogo, e do atacante Robson, novo reforço do Fortaleza, os jogadores não quiseram se adequar à realidade do Coxa.

“Uma clara ideia da situação do Coritiba foi a contratação no ano passado de 55 jogadores. Apenas 5 foram aprovados. Isso demonstra mais de 90% de taxa de erro na captação e avaliação. Este fato criou um imenso problema no ponto de vista financeiro com o tal passivo trabalhista. Então, decidimos profissionalizar a captação, avaliação e a performance dos jogadores a serem contratados”, conta Follador.

Diante desse cenário, a diretoria aposta em pratas da base e na contratação de atletas que passam por uma avaliação muito mais criteriosa do que nas administrações anteriores. Com a atual gestão são usados diversos softwares para observar o condicionamento físico, estatísticas e comportamentos dos atletas, além da visão especializada dos gestores do clube.

Dos remanescentes, ficam os destaques Arthur, goleiro, os zagueiros Henrique Vermudt e Márcio Silva, os laterais Natanael, Angelo e Guilherme Biro, os meias Matheus Bueno e Luiz Henrique, além do centroavante Pablo Thomaz permanecem na equipe assim como líderes importantes do elenco, como o goleiro Wilson e o atacante Rafinha.

BRUNORO É PEÇA FUNDAMENTAL NO CORITIBA

Follador ainda destaca a importância do chamado G6, composto por Juarez Moraes e Silva (1º vice-presidente), Marcelo Almeida (2º vice), Glenn Stenger (3º vice) e Osíris Klamas (4º vice), além do diretor institucional Vilson Ribeiro de andrade, ex-presidente alviverde.

A sintonia entre a diretoria também fortalece a admiração por José Carlos Bruno, contratado como CEO do clube. É ele quem lidera um grupo de trabalho interligado com o G6 e também com o técnico Gustavo Morínigo para avaliação dos reforços.

“Além de um profissional altamente competente, histórico e profundo conhecedor do futebol, do marketing esportivo e de outros esportes, o Brunoro é um ser humano formidável e de uma grande liderança. Ele tem um trabalho muito efetivo no comando do futebol e junto aos gerentes de todas as áreas relevantes na administração do clube”, ressalta Follador.

COPA DO BRASIL É PRIORIDADE DO PRIMEIRO SEMESTRE, AFIRMA FOLLADOR AO COXANAUTAS

Diante das suspensões dos jogos do Campeonato Paranaense por parte das prefeituras, o presidente Renato Follador não titubeia ao afirmar que a Copa do Brasil é a principal meta do clube no início da temporada 2021.

“No primeiro semestre, o grande objetivo é a Copa do Brasil. O que foi colocado em termos de orçamento pela diretoria anterior foi chegar adiante em três, quatro fases. Nós vamos colocar um time em campo, com um treinador pró-ativo, e nossa esperança e trabalho é que a gente consiga ultrapassar a quarta fase”, disse em entrevista ao Coxanautas nesta semana.

Vale lembrar que a preparação do time é afetada, já que as primeiras rodadas do Coxa no Estadual devem se manter suspensas com o decreto estadual. Caso isso se confirme, o Coritiba deve estrear na temporada pela Copa do Brasil.

O time vai encarar um dos seguintes adversários:  Águia Negra, Cianorte, Gama, Guarany de Sobral, Mirassol, Murici, Palmas, Sergipe, União Rondonópolis e Ypiranga-AP. O sorteio só acontece após as finais da Copa do Brasil 2020 entre Grêmio e Palmeiras, que acontecem hoje (28) e no próximo domingo.

Confira a entrevista completa ao Coxanautas, site especializado sobre o Coritiba feito por torcedores alviverdes.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="747547" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]