Esportes
Slimani é o terceiro africano a jogar pelo Coritiba

Slimani é o terceiro africano a jogar pelo Coritiba

Experiente atacante argelino se junta ao angolano Geraldo e ao camaronês Joel

Pedro Melo - quinta-feira, 24 de agosto de 2023 - 14:57

Islam Slimani entra para uma restrita lista de jogadores africanos que vestiram a camisa do Coritiba. Os outros dois foram o angolano Geraldo e o camaronês Joel.

Geraldo, que iniciou no profissional no Couto Pereira, vestiu a camisa coxa-branca entre 2011 e 2014, além de dois anos nas categorias de base. O atacante disputou 109 partidas e marcou 13 gols, sendo quatro deles em clássicos contra o Athletico. O jogador ganhou três títulos do Campeonato Paranaense (2011, 2012 e 2013) e um da Série B do Brasileirão (2010).

Após deixar o Coritiba em 2014, Geraldo ainda passou por Red Bull Brasil e Atlético-GO no futebol brasileiro. Na sequência, o angolano voltou para o país natal no 1º de Agosto, de Angola, de 2016 a 2018, e ainda jogou pelo Al-Ahly, do Egito, até 2020. Desde então, ele está na Turquia, onde passou por Ankaragücü e Umraniyespor antes de se transferir para o Çorum, da segunda divisão.

Geraldo comemora gol pelo Coritiba contra o Athletico em 2013. (Divulgação)

Joel chegou ao Coritiba em 2014 após passagens por Iraty e Londrina. O camaronês disputou apenas 20 partidas  e marcou oito gols, sendo o artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro.

Destaque coxa-branca na temporada de 2014, o atacante se transferiu para o Cruzeiro. Depois, ele jogou no Brasil por Santos, Botafogo e Avaí. Em 2017, Joel se transferiu para o Marítimo, de Portugal, onde está até hoje. No período, teve passagens por Cruzeiro em 2019 e Al-Hazm, da Arábia Saudita, no ano passado.

Joel com a camisa do Coritiba em 2014. (Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

SLIMANI NO CORITIBA

A contratação de Slimani é considerada uma das principais da história do Coritiba. O argelino de 35 anos, maior artilheiro da história da seleção da Argélia, desembarcou na capital paranaense na última quarta-feira (23) e assinou contrato até o final de 2024.

Antes de acertar com o Coxa, o atacante se destacou pelo Anderlecht, da Bélgica. Além do clube belga , Slimani jogou no futebol europeu por Brest, Lyon e Monaco, da França; Sporting, de Portugal; Fenerbahce, da Turquia; e Leicester e Newcastle, da Inglaterra.

O centroavante já disputou uma Copa do Mundo, em 2014, no Brasil. Ele disputou quatro partidas e marcou dois gols pela Argélia, sendo um deles no empate contra a Rússia, em jogo que ocorreu na Arena da Baixada.

Slimani é o maior artilheiro da história da Argélia, com 41 gols em 93 jogos. Em toda a carreira, o atacante tem 213 gols em 544 partidas.

Compartilhe