Coritiba Monsters disputa da LDB a partir da próxima segunda

A estreia na principal competição de base acontece contra o Cerrado na próxima segunda-feira (18), às 16h45, no interior do Rio Grande do Sul

Pedro Melo - 15 de julho de 2022, 09:30

(Divulgação/Coritiba Monsters)
(Divulgação/Coritiba Monsters)

O Coritiba Monsters está em reta final de preparação para a disputa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). A estreia na principal competição de base acontece contra o Cerrado (DF), na próxima segunda-feira (18), às 16h45, no Ginásio Poliesportivo Arnão, em Santa Cruz do Sul, no interior do Rio Grande do Sul.

Em 2022, a equipe coxa-branca disputou o Campeonato Brasileiro, a segunda divisão, pela primeira vez na história e conquistou o título invicto do Campeonato Paranaense sub-22.

Para a disputa da LDB, o Coritiba Monsters mudou algumas peças no elenco, mas confia na manutenção de jogadores para brigar por uma vaga na fase final. "Nós jogamos o CBB, a segunda divisão do basquete, mas fizemos depois uma reformulação na equipe. Trocamos algumas peças e alguns jogadores que queríamos manter, nós perdemos para outras equipes por propostas melhores. Temos seis jogadores que treinaram no ano inteiro e acredito que essa espinha dorsal vai dar uma boa sustentação para a equipe", afirmou o técnico Fábio Pellanda, em entrevista ao Paraná Portal.

Essa é a terceira vez que o time de basquete do Coxa disputa da LDB. A melhor campanha foi justamente na estreia, em 2019, quando se classificou para a fase final e terminou entre os oito melhores.

COMO SERÁ A PRIMEIRA FASE DO CORITIBA MONSTERS NA LDB 2022?

A LDB divide os 23 participantes em dois grupos. O Coritiba Monsters está no Grupo B com Bauru (SP), Basquete Cearense (CE), Paulistano (SP), Rio Claro (SP), Sesi Franca (SP), Corinthians (SP), Cerrado (DF), Botafogo (RJ), Caxias do Sul (RS), Vasco/Tijuca (RJ) e União Corinthians (RS).

Os jogos da primeira semana acontecem em Santa Cruz do Sul entre os dias 18 e 23 contra Cerrado, Vasco/Tijuca, Botafogo, União/Corinthians e Caxias do Sul. "Na primeira fase, nós temos alguns adversários complicados, como Cerrado, Vasco/Tijuca. Em alguns jogos temos que fazer um bom jogo, uma partida perfeita, para sair vitorioso. Acredito que podemos sair bem posicionado dessa primeira etapa", analisou o treinador coxa-branca.

As partidas restantes da fase de classificação acontecem entre 24 e 30 de agosto, em São Paulo.

Os quatro melhores de cada chave serão divididos novamente em dois grupos cada. Todos se enfrentam dentro dos grupos e os dois melhores avançam às semifinais. Já os terceiros e quartos colocados vão para a disputa de quinto ao oitavo lugares.

A grande final acontece no dia 01º de outubro, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo.