Coritiba perde contra o Santos e é rebaixado para a Série B

Vinicius Cordeiro

santos coritiba rebaixado brasileirão

O Coritiba foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro 2021 neste sábado (13). O descenso foi matematicamente confirmado com a derrota por 2 a 0 para o Santos. Marinho, com um golaço, e o garoto Marcos Leonardo definiram o placar do jogo pela 36ª rodada realizado na Vila Belmiro.

Essa é o quarto rebaixamento do Coxa neste século – 2005, 2009, 2017 e agora. Antes, o clube do Alto da Glória já tinha sido rebaixado em 1989 e 1993. Campeão brasileiro em 1981, o time alviverde sofreu com as falhas do planejamento da gestão de Samir Namur e não conseguiu permanecer na Primeira Divisão. Foram seis técnicos nesta temporada – Eduardo Barroca, Jorginho, Rodrigo Santana além dos interinos Mozart e Pachequinho.

O paraguaio Gustavo Morínigo deve seguir no comando da equipe. Ele foi contratado pela diretoria, chefiada pelo presidente eleito Renato Follador, já pensando no planejamento para a Série B. Até agora, três jogadores já estão acertados para a próxima temporada: o zagueiro Luciano Castán, ex-CSA, o volante Jhony Douglas, que participou da campanha do rebaixamento do Paraná Clube para a Série C, e o atacante Waguinho, que estava no Guarani.

Com o resultado, o Coritiba segue com 28 pontos e aparece na penúltima posição. Do outro lado, o Santos chega a 50 pontos, sobe provisoriamente para o oitavo lugar e ainda sonha com uma vaga da próxima Libertadores. O Peixe tem pela frente o clássico contra o Corinthians, em jogo atrasado, Fluminense, na Vila, e Bahia, em Salvador,

Apesar do rebaixamento confirmado, o Coxa ainda entra em campo mais três vezes pela Série A do Brasileirão. O time encara o Palmeiras, em partida atrasada pela 35ª rodada, por conta da participação dos paulistas no Mundial de Clubes. O confronto acontece na próxima quarta-feira (17), às 19h30, no Couto Pereira.

Depois o Coxa fecha a participação na Série A contra o Ceará, também no Couto, e Atlético-GO, fora de casa.

CORITIBA PERDE PARA O SANTOS E VOLTA PARA A SÉRIE B DO BRASILEIRÃO

Marinho brilhou no jogo do rebaixamento do Coritiba. (Divulgação/Santos)

O Santos começou o jogo com as melhores chances. Aos cinco minutos, Pará tabelou com Sandry e cruzou para o baixinho Soteldo ganhar da zaga e cabecear pela linha de fundo. Marinho carimbou a barreira em cobrança de falta e Luan Peres exigiu boa defesa do goleiro Arthur.

O Coritiba reagiu com dois chutes de fora da área aos 13 minutos. Hugo Moura soltou uma pancada e exigiu boa defesa de João Paulo. Na sequência do lance, Matheus Bueno bateu firme à esquerda da meta santista.

A igualdade no placar foi mantida até os 36 minutos. Marinho arrancou pelo meio e tabelou com Lucas Braga, que devolveu de letra. O camisa 11 saiu na cara do gole de uma cavadinha para encobrir o goleiro Arhtur e anotar um golaço para dar vantagem ao Peixe.

No intervalo, o técnico Gustavo Morínigo promoveu as entradas de Mattheus Oliveira e Robson nos lugares de Sarrafiore e Luiz Henrique. As mudanças deram certo e o Coritiba começou a chegar mais. Mattheus carimbou o travessão em tentativa de fora da área e Ricardo Oliveira, impedido, completou o cruzamento de Robson com muito perigo.

Mattheus Oliveira, em cobrança de falta, voltou a assustar o goleiro João Paulo. No entanto, o Santos se recuperou e definiu o placar aos 37 minutos. Jean Mota cobrou falta na área, Laércio desviou de cabeça e Marcos Leonardo completou para o gol livre.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="745246" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]