Renato Follador é eleito presidente do Coritiba com 75% dos votos em eleição online

Vinicius Cordeiro

renato follador presidente do coritiba coxa eleição

O consultor em previdência Renato Follador, da chapa Coritiba Ideal, foi eleito presidente do Coritiba e assumirá o comando da gestão do clube no triênio 2021-2023. Ele venceu a eleição com 2.696 votos, equivalente a 75%. O atual presidente Samir Namur (Coritiba Responsável), teve 182 votos e ficou atrás de João Carlos Vialle (União Coxa), que contou com 680 apoiadores no pleito.

A votação aconteceu de forma online, entre às 10h e 16h desta terça-feira (29), e ficou marcada pelo recorde de participação dos sócios alviverdes. Foram 3.570 votos com 4.164 associados cadastrados para votar. Em 2014, foram 3.638 votos com mais de nove mil pessoas que poderiam votar. Em 2017, foram 2.825 votos com cerca de sete mil votantes.

Segundo a Comissão Eleitoral, foram gastos R$ 35 mil para a realização das eleições. A auditoria foi feita pela Security Labs após a empresa Infolog Tecnologia operar o site da votação.

A posse está marcada para amanhã (30), data em que os 160 novos membros do Conselho Deliberativo também assumem. O G-5 de Follador é formado por: Juarez Moraes, Marcelo Almeida, Glenn Stenger e Osiris Klamas.

Renato Follador assume o clube em um momento delicado. Com 21 pontos, o Coritiba é o lanterna do Brasileirão e tem 93,8% de chances de cair para a Série B, conforme cálculos do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Além disso, ele assume o clube do Alto da Glória com uma dívida de quase R$ 300 milhões.

ELEIÇÃO CONTURBARDA AINDA PODE PARAR NA JUSTIÇA

A eleição do Coritiba aconteceria, inicialmente, no dia 12 de dezembro de forma presencial. A data havia sido escolhida pelos associados na Assembleia Extraordinária, em setembro. Contudo, a prefeitura de Curitiba vetou o pleito por causa da situação crítica da pandemia de covid-19. A SMS (Secretaria Municipal de Curitiba) nem sequer permitiu a votação por drive thru.

Dessa forma, a Comissão Eleitoral do Coxa remarcou a data para o dia 15, de maneira online. Contudo, as chapas de Samir e Vialle não aprovaram. Ambas reclamaram da desatualização do cadastro dos sócios e também apontaram que não havia segurança para fazer a eleição virtualmente. Hoje, a chapa Coritiba Responsável já alega que a votação perdeu credibilidade pela imprensa noticiar as parciais de votos.

Uma reunião do Conselho Deliberativo definiu que a eleição seria ainda em 2020. No entanto, várias conversas entre as chapas Coritiba Responsável e União Coxa dão a entender que o resultado da eleição poderá ir para a Justiça já que existe um entendimento que o processo eleitoral deste ano não cumpre com algumas normas do estatuto do clube.

O Conselho Deliberativo, no entanto, alega que um edital publicado em setembro, que assegurava alterações devido à pandemia, será capaz de defender a eleição em uma eventual processo.

RENATO FOLLADOR DEFENDEU O CORITIBA E JÁ FOI SECRETÁRIO ESTADUAL

Renato Follador, novo presidente do Coritiba. (Reprodução/Facebook)

A história de Renato Follador com o Coritiba é antiga. Ele foi jogador profissional e defendeu o clube do Alto da Glória na década de 70. Além disso, é filho de Renatinho, atleta campeão com o Coxa nos anos 50.

Apesar de ter sido atleta, Follador também consolidou a carreira fora do esporte. Formado em Engenharia Civil e Administração, tem especialização em Barcelona com foco na Alta Direção de Empresas.

O novo presidente do Coxa atua como consultor em previdência há mais de 30 anos e chegou a ser secretário de Previdência do Estado do Paraná no governo Jaime Lerner. Ele foi responsável pela criação e implantação de diversos Fundos de Pensão como o ParanaPrevidência, instituição que rcuida do sistema previdenciário dos servidores do estado do Paraná, a Fibra-Itaipu Binacional e o Fundo Paraná de Previdência Multipatrocinada, no qual é presidente no setor privado.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="736300" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]