Coritiba troca gramado do Couto Pereira e pode jogar em Paranaguá

O Coritiba iniciou nesta semana a troca do gramado do Couto Pereira e não poderá jogar em seu estádio por até 20 dias. C..

Pedro Melo - 07 de maio de 2021, 14:35

(Divulgação/Coritiba)
(Divulgação/Coritiba)

O Coritiba iniciou nesta semana a troca do gramado do Couto Pereira e não poderá jogar em seu estádio por até 20 dias. Com isso, o clube terá que encontrar um novo local para mandar suas partidas no período. Segundo informações obtidas pela reportagem, faltam detalhes para fechar o acordo para jogar na Estradinha, em Paranaguá.

Por enquanto, o único jogo do Coritiba como mandante previsto para os próximos dias é contra o Cianorte, pela 10ª rodada do Campeonato Paranaense. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) ainda não homologou a partida, mas a tendência é que aconteça na próxima semana.

Caso haja a confirmação da Estradinha, Paranaguá será a quarta cidade que o Coritiba mandará partidas na temporada de 2021. No período em que os jogos estavam proibidos em Curitiba por conta da pandemia da Covid-19, o Coxa foi mandante em Arapongas e Joinville.

Como funciona a mudança do gramado do estádio do Coritiba?

A troca do gramado é para manter a mesma qualidade durante o inverno. A semente plantada foi desenvolvida justamente para campos esportivos e vai em cima da grama base já existe. A engenheira agrônoma Maristela Kuhn, que faz vistorias no Couto Pereira e no CT da Graciosa, explicou como é o processo.

“O que nós estamos fazendo neste período é um plantio de semente de inverno. É uma técnica que é utilizada em todos os países que têm um clima temperado, como o nosso, nós não temos nem aquele calor do nordeste ou do Caribe, por exemplo, e nem é tão frio como é na Europa. Então, a região de Curitiba, como o sul do Brasil, tem um período quente no verão, e depois no inverno a grama base, que se chama Bermuda, para de crescer e reduz muito a recuperação dela, no inverno. E justamente neste período que a gente mais precisa da recuperação do gramado, porque é quando são disputadas as fases mais importantes dos campeonatos”, comentou a engenheira.