Costa Rica bate a Nova Zelândia e garante a última vaga da Copa do Mundo

Com gol de Joel Campbell, a Costa Rica venceu a Nova Zelândia no último jogo da repescagem para a Copa do Mundo e definiu as 32 seleções.

Vinicius Cordeiro - 14 de junho de 2022, 16:53

(Divulgação/Fifa World Cup)
(Divulgação/Fifa World Cup)

A Costa Rica foi a última seleção que garantiu vaga na Copa do Mundo 2022. O país da América Central venceu a Nova Zelândia por 1 a 0 nesta terça-feira (14) e se tornou a 32ª seleção que vai disputar o Mundial do Catar. 

Conforme definido por sorteio, a Costa Rica entra no Grupo E e vai encarar Espanha, Alemanha e Japão. Apesar de não ser a favorita, a seleção conseguiu terminar a fase de grupos da Copa de 2014, no Brasil, em primeiro lugar da chave que tinha Uruguai, Itália e Inglaterra. Naquela edição, os costa-riquenhos só foram eliminados para a Holanda, nos pênaltis, nas quartas de final. 

O gol da partida saiu logo aos dois minutos: Bennette desceu pela esquerda e cruzou para Joel Campbell, que se adiantou do zagueiro e deu um toque para balançar as redes.

Com a desvantagem, a Nova Zelândia se lançou ao ataque e criou boas jogadas. O país da Oceania até conseguiu o gol de empate com o atacante Chris Wood, mas a arbitragem anulou por falta no início da jogada. 

Na etapa final, o atacante Barbarouses foi expulso e complicou a missão da Nova Zelândia. Mesmo assim, a equipe quase igualou o placar com Lewis. O volante acertou lindo chute de fora da área e o goleiro Keylor Navas espalmou para garantir a classificação da Costa Rica à Copa do Mundo.

COSTA RICA SE CLASSIFICA PARA A COPA DO MUNDO

A Costa Rica garantiu a última vaga na Copa do Mundo depois de ficar com o quarto lugar nas Eliminatórias da América do Norte, Central e Caribe. O país ficou atrás de Canadá, México e Estados Unidos.

Essa será a sexta edição - e a terceira seguida - que a Costa Rica vai participar (1990, 2002, 2006, 2014, 2018 e 2022). A geração com nomes como Navas, Bryan Ruíz e Joel Campbell garante a melhor sequência da história do país. 

Do outro lado, a Nova Zelândia segue com apenas duas participações nas edições de 1982, na Espanha, e em 2010, na África do Sul.

GRUPOS DA COPA DO MUNDO 2022

O sorteio dos grupos da Copa aconteceu no início de abril, mas as classificações de País de Gales, Austrália e Costa Rica definiram as chaves.

Veja todos os grupos da Copa do Mundo: 

  • Grupo A - Catar, Equador, Holanda e Senegal.
  • Grupo B - Inglaterra, Irã, Estados Unidos e País de Gales.
  • Grupo C - Argentina, Arábia Saudita, México e Polônia.
  • Grupo D - França, Austrália, Dinamarca e Tunísia.
  • Grupo E - Espanha, Costa Rica, Alemanha e Japão.
  • Grupo F - Bélgica, Canadá, Croácia e Marrocos.
  • Grupo G - Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões.
  • Grupo H - Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul.

A Copa do Mundo 2022, no Catar, começa no dia 21 de novembro. A final da Copa está marcada para o dia 18 de dezembro.