Curitiba recebe 4ª edição da Meia Maratona Internacional de Patinação neste domingo

Juliana Goss - BandNews FM Curitiba

CWB Inline

Curitiba recebe a 4ª edição da Meia Maratona Internacional de Patinação. O evento faz parte da na programação das comemorações de aniversário da cidade e será no próximo domingo (24). A competição é válida para o ranking mundial. São esperados atletas de todo o País e também do exterior. Durante as provas os patins chegam a velocidade de 60 km/h.

O coordenador do evento e vice-campeão brasileiro de Patinação de Velocidade, Cleildo José da Silva, explica que a expectativa é reunir cerca de 150 patinadores profissionais e amadores que irão competir em seis diferentes categorias. “Na categoria 21km, na elite, são atletas profissionais na maioria. Nós temos atletas do Paraguai, Colombia, Argentina, São Paulo, Santa Catarina, temos atletas de todo o Brasil. Tradicionalmente premiamos com um cheque e troféus, fornecidos pelos nossos apoiadores”.

As categorias trazem inscrições de competidores a partir dos 15 anos de idade até mais de 50. A intenção da meia maratona é mostrar que a patinação de velocidade é um esporte competitivo e de alto rendimento. O evento é da Federação Paranaense de Patinação, que espera que a atividade se torne modalidade olímpica.

O coordenador da competição destaca os benefícios do exercício para os praticantes.  “A patinação exige muito da musculatura. Acredito que essa seja uma das atividades que mais exige dos atletas, pois está a todo momento exigindo vários músculos do corpo. Muito treinamento na questão técnica pois é fundamental ter uma noção do conceito técnico porque há muitas provas que exigem resistência e técnica, pois essas duas coisas devem andar bastante equilibradas.”

Pra quem tem dificuldade em se manter de pé nos patins, o vice-campeão brasileiro de patinação dá uma dica bem sincera.  “A primeira dica que nós damos para os alunos é sobre a queda. Nós ensinamos a cair. Para os adultos é ainda mais comum essa aula, pois as crianças não tem medo de cair. Os adultos sim, por isso é bom estar usando os equipamentos de segurança como capacete, joelheira, cotoveleira, para evitar os machucados ao cair. Cair é quase inevitável nesse esporte!”

A Meia Maratona Internacional de Patinação acontece neste domingo (24) na Rua Governador Agamenon Magalhães, no bairro Cristo Rei. As inscrições já se encerraram, mas pra quem tem o desejo de aprender a patinar ou desenvolver o que já sabe fique atento as aulas de graça oferecidas pela Federação Paranaense de Patinação.

As aulas têm início no mês que vem e acontecem no Centro Cívico de Curitiba. Informações no site: fepp.org.br.

Previous ArticleNext Article