Curitiba terá o primeiro CT Olímpico de Escalada no Brasil

Pedro Melo

Curitiba escalada centro treinamento Brasil Olimpíadas

A escalada é uma das novidades nas Olimpíadas de Tóquio, mas não conta com atletas do Brasil. A expectativa é mudar a situação para a próxima edição em Paris-2024. Por isso, Curitiba terá o primeiro Centro de Treinamento da modalidade no país.

As obras para a construção de duas paredes de Escalada, nas modalidades olímpicas boulder e velocidade, acontecerão no Parque Olímpico do Cajuru ainda no segundo semestre. As novidades vão somar à existente no lado interno do ginásio do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Nelson Comel, também na modalidade Boulder.

As paredes da Escalada em Curitiba servirão de local de treinamento para a seleção brasileira. Além dos atletas, o equipamento também será utilizado para aulas gratuitas no projeto esportivo da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

“A Prefeitura de Curitiba foi uma importante aliada para tirar esse projeto do papel. O espaço será essencial para promover treinos conjuntos da equipe, além de fomentar o esporte, já que receberá o público para aulas de introdução à escalada”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE), Raphael Nishimura.

A ESCALADA NAS OLIMPÍADAS DE TÓQUIO

Ao contrário do skate e do surfe, a escalada não se tornou popular em sua estreia nas Olimpíadas. Um dos motivos é o formato de disputa, criticado até pelos participantes. A modalidade tem as competições combinadas de velocidade, boulder e lead.

Na velocidade, os atletas sobem uma parede de 15 metros e vence quem chegar ao topo o mais rápido possível. No boulder, os competidores precisam chegar ao topo da parede de quatro metros em cinco minutos, mas sem utilizar as cordas. Já no lead, o objetivo também é chegar no alto da parede de 15 metros e os participantes só podem se locomover com o apoio das agarras.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="781027" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]